terça-feira, 13 de setembro de 2016

ID AL-ADHA - O DIA QUE MARCA O SACRIFÍCIO

Hoje é 'Id al-Adha - o dia que marca quando o Profeta Abraão sacrificou seu filho Ismael por Ordem de Deus. A história literal como é relatada no Alcorão (Sura 37) descreve como Abraão viu em uma visão que Deus ordenou que ele sacrificasse o seu único filho e como Abraão estava prestes a matar seu filho Ismael, Deus miraculosamente substituiu Ismael com um "sacrifício momentoso "- que a tradição muçulmana identifica com um carneiro.

Para muçulmanos xiitas ismaelitas, essa história de sacrifício de substituição de Ismael com um "sacrifício importante" tem um significado esotérico (ta'wil), que é a realidade (Haqiqah) de toda a história. De acordo com o Alcorão Sagrado (2: 124), Hazrat Abraão era o Imam do tempo determinado por Deus e este Imamato continua por determinação divina na descendência de Abraão. "Sacrifício" significa "tornar sagrado". O Imam que carrega o peso do Imamato sacrificou toda a sua vida, alma e está a serviço perpétuo de Deus e da humanidade e este é o sacrifício espiritual final.

Assim, a ordem divina para Abraão sacrificar Ismael não significa sacrificá-lo fisicamente, mas NOMEAR ISMAEL como o sucessor do Imamato depois dele. Assim, quando o Alcorão Sagrado diz:

"E o resgatamos com outro sacrifício importante.." [37: 107]


Isto significa que Abraão então nomeou seu segundo filho Isaac para o Imamato para compartilhar o fardo do Imamato com Ismael. Assim, os dois filhos de Abraão, Ismael e Isaac, sucederam ao Imamato: Mawlana Ismael era o Imam permanente (Imam mustaqarr) e Hazrat Isaac foi o Imam Confiado (Imam mustawda), estabelecido como deputado e véu (hijab) para os Imames permanentes. Como Henry Corbin explica, o "cordeiro" com que Deus substitui o sacrifício de Ismael não é outro senão o próprio Isaac:

"Aqui, novamente, todo o corpo da Gnose Ismaelita pode ser tomado como um guia. Por esta Gnose, Ismael é considerado como o herdeiro espiritual, o Imam, que detém o segredo da Gnose, enquanto Isaac é um véu: o véu ou o ecrã da carta que é colocada antes da Imam. O relacionamento entre eles corresponde à distinção fundamental entre o Imam nomeado e permanente (mustaqarr), e um Imam que é apenas um depositário ou curador (mustawda), estabelecida como uma espécie de proteção durante os períodos emergentes, aparentemente, executando as funções do autêntico Imam, enquanto o último permanece oculto. Ismael era o Defensor do significado místico, da ciência esotérica do ta'wil (interpretação), enquanto Isaac estava diante dele como um véu, mantendo a ciência do tanzil (circunstâncias da Revelação), da Carta revelada e da religião positiva. A mesma relação se perpetua no curso de suas respectivas linhagens ... Considerando Moisés que estabeleceu uma nova Lei (shari'at), uma nova religião positiva, os descendentes de Ismael continuaram e transmitiram a mensagem esotérica da Gnose,"


– Henry Corbin, (Temple and Contemplation, 167)

Profeta Muhammad e Imam Ali ibn Abi Talib descendem dos Imames hereditários da descendência de Ismael filho de Abraão. Hoje, o Imam vivo é Shāh Karim al-Husayni Aga Khan IV. Hoje o sacrifício espiritual do Profeta Abraão e seu filho Mawlana Ismael continuam a ser incorporados na pessoa de Mawlana Hazar Imam.

Quando ele assumiu o cargo de Imamat em 11 de Julho de 1957, Mawlana Hazar Imam corajosamente declarou que ele estava a dedicar toda a sua vida e existência a servir seus seguidores e o mundo islâmico:

"Eu dediquei minha vida para a elevação e o progresso dos ismaelitas em todo o mundo e eu rezo para todos pela sua felicidade e sucesso."

- Imām Shāh Karim al-Husayni Aga Khan IV, (Willi Frischauer, The Aga Khan, 217)

"Meu avô dedicou sua vida ao Imamato e ao Islam, os quais vieram primeiro, e acima de todas as outras considerações .... Minha vida, como a sua, será dedicada ao serviço dos meus seguidores."

- Imām Shāh Karim al-Husayni Aga Khan IV

Em uma entrevista franca dada em 1969, Mawlana Shāh Karim al-Husayni descreve as lutas que ele sofre no cumprimento da missão do Imamato:

"Eu quase não tenho tempo para pensar sobre mim mesmo. Eu tenho meus momentos de fadiga, ansiedade, mas sem a sensação de abandono. Estou envolvido. Eu tenho que pesar, considerar, para tentar fazer uma decisão sábia. Mas, com os meus conselheiros , eu escapo do isolamento. 
Responsabilidade é um fardo que amamos. Eu recebi minhas responsabilidades do meu avô que são pesadas, mas não onerosa. Este não é um fardo. é um prazer para dedicar-se (de se consacrer = "sacrificar-se ") para tal comunidade, para trabalhar pelas pessoas. As responsabilidades são um fardo que gostamos de ter."

- Imām Shāh Karim al-Husayni Aga Khan IV, (Elle Revista Entrevista com Paul Giannoli, "O Mistério do Aga Khan", 20 de agosto de 1969)


Nenhum comentário:

Postar um comentário