sábado, 31 de outubro de 2015

O Significado de Ya Ali Madad e Naad-e-Ali" Possa Ali Ajudá-lo e Invoque Ali!

Anjo Gabriel mostra a proeza de Hazrat Ali
"Invocando Ali, você certamente o encontrará ajudando-o em seus problemas."

Oração em árabe e tradução para o português:


Naad-e Ali! Nade Ali!  (Chame Ali! Chame Ali!)

Naad-e Aliyyan   (Chame em voz alta por Ali)
Mazharal Ajayeb  ( Aquele que é a fonte epifânica de maravilhas)
Tajidahu Aunun Laka Finnwaeb (Tu certamente encontrarás o ajudando nas suas dificuldades)
Kullu Hamin wa Gamin Sayanjali  (Toda tristeza e ansiedade vai desaparecer)
Bi Wilayatika  ( Pelo seu poder e Autoridade!)
Ya Ali! Ya Ali! Ya Ali! ( Ó Ali!, Ó Ali!, Ó Ali!)

Nós cumprimentamos uns aos outros com uma saudação todos os dias "Ya Ali Madad" e você então verá faces luminescentes imediatamente, mas você já se perguntou sobre a história e o significado desta saudação?


Mesmo que eu não tenha acesso a textos acadêmicos ou material de referência à minha disposição, eu vou fazer uma humilde tentativa de meu próprio entendimento desse pedaço da história, das tradições orais, conhecimentos gerais, fontes da web e, claro, a minha experiência pessoal em invocar esta oração poderosa. Se alguém tem uma exposição mais detalhada ou análise, Eu realmente aprecio a sua contribuição.


Como todos sabemos, Hazrat Ali (as) foi o primeiro muçulmano convertido do sexo masculino (Hazrat Khatija ser o primeiro crente feminino) e ele assumiu a responsabilidade de propagar a Santa mensagem entregue ao nosso amado Profeta Muhammad (sas) em tenra idade. Ele tinha apenas doze anos quando o Profeta Muhammad perguntou quem viria a sua ajuda com este trabalho em uma reunião de família na casa de (seu avô) Abd al-Mutalib. Hazrat Ali (as) foi o único que se levantou e declarou sua lealdade e ofereceu total apoio para a missão de profeta Muhammad (sas). O Profeta abençoou Imam Ali (as) e disse:


"De agora em diante você é meu ajudante, meu Wazir e o Khalif depois de mim na terra."


Houve muitas outras incidências históricas onde Hazrat Ali estava sempre ao lado do Profeta a trabalho para encaminhar a causa de Deus. Isso significava não só educar os novos muçulmanos sobre as novas revelações, mas também defender os crentes da oposição a esta nova fé. O Profeta Muhammad veio para contar com a ajuda de Hazrat Ali como seu comandante-chefe do seu exército e com a ajuda de sua espada de duas lâminas chamada Zulfiqar (o que significa 2 lâminas), Hazrat Ali derrotou muitos exércitos.

Na batalha no Forte de Khyber, Hazrat Ali tinha ficado para trás, e quando os muçulmanos estavam a perder irremediavelmente, o Profeta Muhammad pediu a ajuda de Hazrat Ali em sua oração a Deus. Ya Ali Bilutfika Adrikani! Ó Ali, venha a minha ajuda pelo teu favor! Hazrat Ali veio a cavalo e para o resgate de seus homens; Ele segurou a porta do forte sobre o fosso, milagrosamente, com um braço, até que todos os muçulmanos tivessem atravessado. Isto resultou em vitória para os muçulmanos. Canções e Qawalis sobre esta vitória não faltam no mundo muçulmano ainda hoje.


"Hazrat Ali nunca mais foi derrotado em uma guerra ou um combate ao longo de sua vida. Sua força física foi além da compreensão humana. Ele removia das dobradiças fortes das portas do forte de Khyber  com um único golpe de sua mão. Mais tarde, sete homens fortes, com Abu Ra'fe ', o famoso homem forte, não podiam levantar sequer uma polegada de terra um dos cantos da porta. Quando perguntado sobre sua maravilhosa demonstração de força, ao remover as portas, Hazrat Ali respondeu que era seu poder divino." (Sayyidul Ausiya, p. 65)


"Ali, filho de Abu Talib,  genro e primo do profeta Mohammad (que a paz esteja com ele), pai do Imam Hasan e o maior Mártir Imam Husain, o Leão de Deus, Portal da Sabedoria, o mais poderoso dos poderosos ; não precisa de uma introdução, Ele era, ao mesmo tempo mestre da pena e da Espada - uma combinação rara mesmo nos dias de hoje em campos de batalha, o Grito  ressoa, invocando a sua ajuda desportistas, lutadores e atletas. "Ya Ali!". , participando de jogos viris, cantam "Ya Ali!" para sua vitória. Por outro lado, o piedoso dedicado inteiramente ao serviço de Deus, quase todos eles rastream a linhagem espiritual de Ali e acreditam que ele seja o Chefe da fonte de todo o conhecimento. " - S.M.A. Rizvi


"Ali está ausente hoje do nosso meio só fisicamente. Sua alma até hoje é o maior refúgio espiritual a todos os que buscam a ajuda de Deus através de seu meio. Milhares e milhares de pessoas chamam-no em suas dificuldades, e a palavra "Ya Ali Madad", vem automaticamente para eles. A famosa oração conhecida como "Nadey Ali" (Chamado de Ali) é recitado onde abundam os amantes de Ali. " - Majlisi


"Aqui a guarnição saiu em grande força, e nesse dia todos os ataques feitos pelos muçulmanos foi repelido."Amanhã", disse o Profeta,"darei o padrão a um homem a quem Deus e do Seu amor ao Mensageiro. Deus nos dará a vitória por suas mãos; ele não é aquele que faz o seu desvio de volta em voo."


"Ali era um dos homens mais corajosos e capazes no exército muçulmano. Ele foi nomeado o porta-estandarte nas batalhas de Badr e tanto Khaybar. Em Khaybar (AH 7) a seguinte tradição foi relatada por vários sunitas e xiitas . histórias como estas são encontradas em uma coleção sunita das Tradições, o Sahih de Muslim:


"O Apóstolo de Deus disse no dia de Khaybar:" hei de dar esta bandeira para um homem que ama a Deus e Seu Mensageiro e através de quem Deus lhe dará a vitória. " Umar ibn al-Khattab disse: "Eu nunca desejei uma liderança exceto naquele dia." E ele também disse: "E então eu saltei em direção a ele na esperança de reivindicá-la como um direito." E o Apóstolo de Deus convocou Ali, o filho de Abu Talib, e deu a ele e disse: "Vá! E não se desvie até que Deus te dê a vitória."


"La Fatah illa Ali- Não há herói exceto Ali"


"Quando o Profeta o deixou para ir em sua expedição mais longa, para Tabuk, Ali ficou responsável em Medina. De acordo com alguns relatos, Ali me senti insultado por ficar  com as mulheres e crianças, enquanto, de acordo com outros, surgiram rumores de que Ali tinha  deixado para trás porque se temia que iria trazer desgraça para a expedição. Em qualquer caso, Ali foi ao Profeta expressando seu descontentamento por ter sido deixado para trás. foi neste momento, de acordo com numerosos sunitas e xiitas tradicionalistas, que o famoso Hadith de Manzilat Harun (posição de Arão) foi revelado Segundo essa tradição, Muhammad disse a ali: "Você não está contente em ser com relação a mim como Arão era a Moisés, exceto que depois de mim não haverá nenhum outro Profeta." A implicação era que Ali era para ser governante de Muhammad em sua vida e seu sucessor depois dele." - "Uma introdução ao Islão xiita" de Moojan Momen publicado pela Yale University Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário