quinta-feira, 5 de novembro de 2015

O Amor (Mahabbah)

O amor (mahabbah) é o tema essencial no Sufismo. Em verdade, é a verdadeira razão da existência dos seres humanos. Por isto Deus revelou no alcorão e se encontra nas palavras do exaltado Muhammad:

“Se verdadeiramente amais a Deus, segui-me; Deus vos amará e perdoará as vossas faltas, porque Allah é Indulgente, Misericordioso.” (Alcorão 3:31)

 "Quem ama a Deus e quem dá sua vida por causa de seu amor é um mártir e será recompensado." (Dito do Profeta Muhammad)

 O amor verdadeiro é a fonte de toda virtude, é a única maneira de alcançar a Deus.

O amor espiritual é a única essência neste mundo a fornecer aos seres humanos por meio do verdadeiro sentimento. A função do amor não é amar a si próprio, mas amar a fonte do amor, Deus.
O amor é a existência, é a vida. A verdadeira morte vem quando o amor cessa, deixa de existir. O amor verdadeiro não desconhece a morte.

Os produtos químicos em uma solução separam o cobre do ouro, o amor transforma um homem em um diamante.Ninguém pode parar a seta do amor uma vez solta e nenhum poder na terra pode quebrar esta seta. O Alcorão descreve o amor como um domínio espiritual, o maior.

O amor é simbolizado como um veneno (pers Zeher) que é encontrado dentro da pedra preciosa (pers Pazeher, isto é Bezoar). O amor verdadeiro no coração do amante é dor e antídoto ao mesmo tempo. O amor não se levanta nem se ajusta como o sol, mas brilha para sempre e preenche a todos com o esplendor onde seus raios pousam. O amor faz o forte fraco e o covarde valente. Derrete o ferro e faz a pedra macia como a lama.

Os místicos dizem:

Mevlana Rumi disse: "...O meu coração arde de amor, todos conseguem ver suas chamas, o meu coração bate de paixão, como as ondas num oceano."

 "O amor apaga suas falhas e desejos. Se você se esforça para apagá-las sem amor, será hipocrisia. "

"O amor real torna-se total quando o homem ama o Amado e o amante do Amado."

 "O próprio Deus, por causa desse amor disse: 'Seja!' E o mundo se tornou."

"Sem amor, no coração remanesce um trono vazio."

 "O amor é a posse mais importante que Deus ofereceu ao mundo. O amor o fez criar os céus e a terra. O amor governa o trono do coração."

"O amor é o fogo sem fumaça, uma estrada sem extremidade, é uma fechadura sem chaves, Quem quer que entre através desta porta esteja sempre seguro."

 O Ilustre 'Ali disse:" Se o homem aspira a um estado eterno ele deve derreter seu próprio eu, pelo amor de Deus."

"O verdadeiro amor se torna total, quando o homem ama tanto o amado e amante do Amado."

Imam Ali disse certa vez: "O amigo de meu inimigo é também meu inimigo, mesmo se ele demonstrar enorme afeição por mim.”

Rabia Al-Adawiyya disse: "Ó Deus, eu não te amo buscando a recompensa de Teu Paraíso nem temendo Teu castigo, porém te amo somente por Amor."

"O amor é fogo sem fumaça, uma estrada sem fim e uma fechadura sem chaves. Quem entrar por esta porta estará sempre seguro."

Entre os sufis, o verdadeiro amor ainda remanesce, é o tema central de sua opinião mística.

Quem é o amante?

O amante é aquele que mantém o amor de Deus em seu coração e cujos objetivos na vida são a união completa com Deus. O amante é um rei e um escravo e está pronto para abandonar o seu corpo pela causa do Amor Divino. Somente aqueles que amam a Deus da mesma maneira que os amantes de Deus podem compreendê-lo. Ele é vivo e Eterno e possui um tesouro de diamantes em seu coração. Ele flutua como Salomão e como o filho de Ali [Imam Husain] ele voa longe e chega ao estado de Baqa billah (aniquilação em Deus).

O amante é unido com a máxima alegria no amor de Deus. Vê o sol inteiro em um único raio e a árvore inteira em uma única semente. Um homem ordinário enquanto lembra de Deus só em suas cinco orações o Amante lembra de Deus em cada respiração, transformando-a em súplica voltada a Deus.

O corpo do homem é como a vara seca. Se tocado com amor se transforma-se em flauta nas mãos de um flautista habilidoso, tal como explica Mevlana Rumi. O Amante genuíno se envolve neste Amor Divino, transforma-se em fermento e mistura-se tornando finalmente pão. A poeira abandona o espelho de seu coração, e por 40 dias ferve-o caldeirão do amor até que tudo desapareça dele e nada fica. Ele vê o espelho de cada um, de quem desejar ver, do Amante ou do Amado, tendo a bondade do Amor Divino e está pronto para servir a si mesmo.

Os místicos vêem o amante dissolvido no amor Divino e descansa próximo ao Trono de Deus, fana fillah e baqa billah.

O Amado

O amado é Deus O Altíssimo, Criador do Universo, O Compassivo, O Misericordioso.

Os santos cantam louvando a Beleza e a Magnitude do Amado, O sentem mais próximo que a sua própria veia jugular na garganta. 

Compreende-se como um rei e deixam-nos seu fluxo na imaginação:

“O amado vive nos olhos do amante. Deus tem intoxicado seu coração de modo que não vê outro exceto Deus. Mesmo olhando no espelho não vê ele mesmo; vê somente o Amado. Vê e sente o Amado em tudo é superado com Ele, Vê-se que está um com Deus."

O amante sente que ambos ele e o Amado estão preenchidos com a infinita luz que brilha sobre o belo mundo de um arco-íris. A beleza do Amado escondida na terra, no céu e no universo inteiro. Os queridos adornos do jardim de seu coração enchem-se com doces aromas. É um amor que somente o amante pode descrever em uma maneira solitária de compreender.

Um místico poeta percebe o Amado:

“Você pode alterar sua forma e variar sua cor para iludir-me de modo que eu não seja capaz de ver os lugares que se esconde; Mas não importa o que você faça, nunca sairá do meu lado.”

Um outro místico diz:

“...Confia em Deus e não se desespere, renda-se a ele e não “busque” desejos egoístas. Se Deus te ama, esteja livre da arrogância, e com todas as suas forças ame a Ele, e não outro apenas a Ele.”

A verdadeira adoração trás mais alegria para quem ama que o paraíso.Ele abandona  por sua causa tudo o que existe neste e no outro mundo. Ele sabe que não há outra alegria,a não ser adorar a Allah o Todo Poderoso.

O poeta Nesimi (d.1417) escreveu:

”Deixe que o mundo seja todo seu; Eu quero apenas que você seja meu Amigo.”

O Profeta Muhammad disse:

”Aquele que conhece a si mesmo Conhece a seu Senhor.”

O Poeta Sufi da Ordem Bequitaxi Na'im Fraxer (1846 - 1900) escreveu:

"Eu olhei em todos os lugares, em vão, encontrei o Verdadeiro Deus; 
Eu procurei ao redor e não sabia que eu tinha Ele em meu coração." 

 O Amante e o amado juntos


Os místicos sufis vêem o amante e o Amado sempre como um só. São um e não podem ser separados. São tão próximos como a veia jugular sem a qual o corpo não tem como ser sustentado. São como o corpo e a alma.

O objetivo do amante é alcançar ao Amado. Abandonando tudo, incluindo a si mesmo para possuir a existência, a fim de suceder. Ele vai até ao Amado. Toda a existência desaparece e todas as distinções desvanecem-se as afastando e o amante se junta ao Amado. Então vive eternamente, a essência suprema, que nem o céu nem a terra podem conter, mas de alguma forma se encontra no coração do amante. O amado purifica esse coração e o faz novamente a Caaba para o fiel, assim o amante torna-se o Amado.

Shams i-Tabriz o Mestre de Mevlana Rumi relata que seu entendimento de Deus vinha através de entender que não conseguiria viver um minuto sequer, se tivesse que viver sem Deus.

O místico Fuzuli(1488-1556) afirma:

"...Se Tu fosses Eu, o que seria de Tu? Um amante?
Se Tu fosses Tu, o que seria de mim?"

 O amante, se aproximando do amado, começa a ter sua aparência, sua cor, e todas as suas características. Então, totalmente dissolvido, ele torna-se semelhante a ele.

Deus Todo-Poderoso, que é completamente independente e não precisa de ninguém e nada com Ele é a fonte de tudo, torna-se o amante de todos os amantes e como tal Ele é adorado. O amante submete seu corpo a Ele e entrega a sua total existência, as suas emoções e entrega a Ele. Ele se torna o proprietário do Tesouro Divino e representa ao mesmo tempo o amante e o Amado.

O amante se junta a Ele e se entrega por completo a Sua existência, as suas emoções, os seus desejos estão de acordo com a vontade Divina, ao mesmo tempo assim é o amante e o Amado.

O poeta Nesimi escreveu:

“Eu encontrei a figura do Amante a visão do Ar-Rahman (Clemente),

 Quem conseguir ler assim, encontrará as palavras do Alcorão.”

Se o amante é bastante sincero, o Amado não encontrará com ele no final do caminho, mas sim buscará se encontrar com ele no inicio de sua jornada espiritual. O Amado torna-se o seu Amante, e logo não há qualquer distinção entre os dois. Nenhuma forma de raciocínio lógico poderá entender isso. Deus sabe o que nenhum ser humano sabe. Os véus das ilusões separam Deus dos homens. Apenas aqueles que são puros e testemunham à verdade são capazes de ver Deus.

Assim é como os místicos poetas vêem a figura de Deus:

“....Não pense n’Ele como estando separado de ti;
Procure dentro de ti e o encontrarás;
Certamente estarás em teu coração.

“...Procure, você deverá encontrá-lo ai.
Você procurou Deus entre pedras, contos e farsas;
Ali, nunca O encontrará
Certamente, Ele vive dentro de ti.”

“...O homem que reina em ambos os mundos
Apenas Ele garante a salvação
Vá até ele e procure a figura Divina.”

O amante então, acaba se convertendo em um Santo (Wali) o amante passa ser o Amado, Ibn’ Arabi disse:

...Tu não és tu; Ele é você, e não tu
Desde que Ele não estejas em tu,ou você Nele
Ele não está fora de ti, e tu não estás fora Dele.”

Poeta Nizami disse:

"Eu anseio por chegar até Ele, no entanto eu sou Ele,
E seja quem for que tente me separar Dele, tentará o impossível."

 Assim, o amante é o espelho o qual tudo desfalece longe da presença do Amado. Depois que o amante se purifica de todos os seus empecilhos internos, o amante fica face a face com Deus.

 As Seyit Nizam (d.1550) disse:

"...Tire-me o egoísmo, Ó Deus, de modo que Tu possas ficar a só em mim.

Quando um homem encontra o Amante de seu coração, ele entende a divindade do Amor,
Eu pensava que estava afastado Dele, mas quando eu vi e o ouvi,
Isto era Ele, O adorado, Ele mesmo em mim.”

O Amado nunca foi visto em qualquer lugar, exceto no coração do amante, o homem perfeito, Ihsan Al Kamil, O homem se torna o Seu emissário, walikullah fi'l ard. Ele está em um estado de Haqiqah, Realidade, pois no lar de seu coração não há mais outro, exceto Deus. Esse é o homem chamado faqir, pois no fundo de seu coração, ele não tem nada, e nada o possui além de Deus. Este é o significado da famosa tradição do Profeta Muhammad que diz:

”A pobreza é o meu orgulho.”

Este também é o verdadeiro sentido da Caaba, o mais alto degrau da estação celeste, o qual se pode chegar somente através do fana fillah e baqa billah.

E por isso Nesimi's escreveu:

"Como eu me tornei a casa de Deus de 18 mil mundos, Eu me tornei a sua Face, um tesouro oculto."

Para o fiel, o único espelho é outro fiel. Um espelho que deveria ter mãos, olhar para si mesmo e encontrar virtudes que ele procura.

O Profeta Muhammad disse:

MAN ARAFA' NAFSAHU, ARAFU RABBAHU.

"Quem conhece a si mesmo conhece seu Senhor"

Nenhum comentário:

Postar um comentário