sábado, 24 de setembro de 2016

A IDEIA DA RESSURREIÇÃO (PRIMEIRA PARTE)



O Alcorão é baseado em dois princípios fundamentais; Unidade: A unidade de Deus e do Universo, o que significa a Unidade do informe "Allah" e Seus atributos manifestados na forma do Universo contendo criações infinitas como  "Reflexão de Allah" ou Ayah (o sinal). Isto é conhecido como Tawhid. Voltando: De acordo com o Alcorão, o Universo inteiro está  voltando à Fonte. Os seres humanos, em seu caminho de volta a Deus, voltam para a vida terrena após a morte. Isto é conhecido como Ma'ad.

"Dizem: Quê! Quando estivermos reduzidos a ossos e pó, seremos, acaso reencarnados em uma nova criação?  Dize-lhes: Ainda que fôsseis pedras ou ferro."(Alcorão, Surata Al-Isrá: 49-50)

"Foi Ele Quem vos destinou a terra por leito, traçou-vos caminhos por ela, e envia água do céu, com a qual faz germinar distintos pares de plantas. Comei e apascentai o vosso gado! Em verdade, nisto há sinais para os sensatos. Dela vos criamos, a ela retornareis, e dela vos faremos surgir outra vez." ( Alcorão, Surata Taha:53-55)

Isso é chamado de "próxima vida" no Alcorão:

Obterão alvíssaras de boas-novas na vida terrena e na outra; as promessas de Deus são imutáveis. Tal é o magnífico benefício. (Alcorão, Surata Yunus:64)

E Ele é Quem vos dá a vida, então vos fará morrer, em seguida vos devolverá a vida. Em verdade, o homem é ingrato!(Alcorão, Surata Hajj:66)

Duas Ideias Islâmicas diferentes:

O tema do Ma'ad ou Retorno sempre foi o debate mais a calourado entre os teólogos muçulmanos e filósofos da história islâmica.

Desde os primeiros anos da civilização islâmica, havia dois principais entendimentos ainda diferentes do Alcorão, em relação ao Ma'ad (Volta) entre os pensadores muçulmanos.
Conta-se que a grande maioria deles acreditava na ressurreição, o que significa o retorno dos seres humanos após a morte vivificando um corpo morto.

E uma pequena minoria apoiava reencarnação, o que significa renascimento de seres humanos após a morte. Aqueles a serem mencionados são; Ikwan al-Safa no xiismo ismaelita, Hemarih, Tarih, os seguidores de Ahmad ibn Khabet e Xiitas ghulāts. Mesmo no nosso tempo, outras comunidades como drusos, Alawi, Ahl- e -Hagh, Ismaelitas e algumas ordens Sufis ainda acreditam na reencarnação.

As discussões relativamente generalizadas sobre a Reencarnação mostram que este assunto tem sido sempre um tema quente dentro do mundo islâmico durante séculos. No entanto, nenhum dos lados dos teólogos e pensadores muçulmanos poderiam convencer o outro e colocar um fim a isso por mais de mil anos de debate. Embora a crença na reencarnação sempre existiu entre alguns estudiosos ao longo da história da civilização islâmica, mas durante as últimas décadas muitas pessoas comuns no mundo muçulmano têm desenvolvido um interesse na reencarnação. Isto significa a crença na reencarnação não só sobreviveu entre uma pequena minoria de nações muçulmanas (Ummah), mas também no nosso tempo, é cada vez maior entre os muçulmanos comuns que não pertencem a nenhuma determinada comunidade nem qualquer seita. Escusado será dizer que ambos os lados consideram sua crença de acordo com o Islão e a baseia no Alcorão Sagrado. Em outras palavras, cada parte acusa a outra de ignorar a verdadeira compreensão do Alcorão sobre a crença na reencarnação.

O motivo comum do Retorno

No entanto, a filosofia de ambas as ideias, é a mesma. Pois, de acordo com o Alcorão, a razão pela qual os seres humanos têm para voltar à outra vida, na terra, é enfrentar suas próprias ações como recompensas.

"A Ele retornareis todos. A promessa de Deus é infalível. Ele origina a criação, e logo a faz reproduzir, para recompensar eqüitativamente os fiéis que praticam o bem. Os incrédulos, porém, terão por bebida água fervente e um doloroso castigo, por sua incredulidade."  (Alcorão Sagrado, Surata Yunus:4)

"De que nenhum pecador arcará com culpa alheia?De que o homem não obtém senão o fruto do seu proceder?De que o seu proceder será examinado?Depois, ser-lhe-á retribuído, com a mais equitativa recompensa? E que pertence ao teu Senhor o limite."  (Alcorão Sagrado, Surata An Najm, 42:38)

"Quem cometer uma iniqüidade, será pago na mesma moeda; por outra, aqueles que praticarem o bem, sendo fiéis, homens ou mulheres, entrarão no Paraíso, onde serão agraciados imensuravelmente." (Alcorão Sagrado, Surata Ghafer, 40)

Qualquer um sabe o que é Ressurreição?

Muitas vezes, há aqueles que não creem na reivindicação da reencarnação, afirmam que o islão não acredita em reencarnação e somente na ressurreição! Mas quando eles se deparam com o que significa ressurreição realmente, eles não têm uma resposta tão clara assim! Eles simplesmente repetem "Ressurreição" como uma resposta sem uma imagem clara dela. O fato é, a ressurreição é geral, enquanto que a reencarnação é específica. Portanto, ao contrário da reencarnação, ressurreição é vaga e uma ideia incerta. Assim, o significado da Ressurreição está em aberto. Um fiel pode acreditar na Ressurreição através da Reencarnação!

O problema da Ressurreição.

É interessante o fato que tem sido também debatido calorosamente entre os fiéis acerca da  Ressurreição. Eles estão divididos em algumas idéias diferentes do caminho da Ressurreição. Em outras palavras, a grande questão a respeito da ideia da ressurreição tem sido sempre o que dá significado a Ressurreição no Alcorão. Os teólogos e filósofos muçulmanos sugerem idéias diferentes sobre a ressurreição, como;


  • Ressurreição do mesmo corpo.
  •  Ressurreição de um corpo terreno similar. 
  • Ressurreição de um corpo sobrenatural.


Ressurreição do mesmo corpo

Alguns teólogos acreditam que o mesmo corpo, no momento da morte, vai voltar à vida. Mas, essa é ressurreição do corpo morto e não a Ressurreição de seres humanos. A menos que nós consideremos o ser humano e seu corpo como o mesmo! No entanto, como em breve vou mostrar, esse é o oposto aos ensinamentos do Alcorão e do Islão em geral. A primeira pergunta que deve ser feita é: "De onde vem essa ideia da Ressurreição?" Não há nem mesmo um único verso do Alcorão que a apóia claramente. Caso contrário, o caminho do Retorno não teria tido um debate a calourado no mundo muçulmano por mais de 1000 anos. Além disso, é claramente indicado no Alcorão que durante o levantamento da sepultura o ser humano vai ter um novo corpo semelhante ao corpo anterior;

"Aquele que Deus encaminhar estará bem encaminhado; e àqueles que deixar que se extraviem, jamais lhes encontrarás protetor, em vez d’Ele. No Dia da Ressurreição os congregaremos, prostrados sobre os seus rostos, cegos, surdos e mudos; o inferno será a sua morada e, toda a vez que se extinguir a sua chama, avivá-la-emos. Isso será o seu castigo, porque negam os Nosso versículos e dizem: Quê! Quando estivermos reduzidos a ossos e pó, seremos, acaso, reencarnados em uma nova criação? Não reparam em que Deus, Que criou os céus e a terra, é capaz de criar outros seres semelhantes a eles, e fixar-lhes um destino indubitável? Porém, os iníquos negam tudo." (Alcorão, Surata Al-Isra: 97-99)

Nova criação não re-criação

Portanto, este primeiro tipo de Ressurreição significa Re-criação do primeiro corpo. Considerando que o Alcorão revela a criação de um novo organismo semelhante ao anterior.

"Porventura, exaurimo-nos com a primeira criação? Qual! Estão em dúvida acerca da nova criação." (Alcorão Surata Caf:15)

Nosso corpo é parte da terra

No entanto, os fiéis do conceito da Ressurreição de um corpo morto dizem que Deus vai recriar o mesmo corpo, diretamente do seu pó, a fim de enviar a alma de volta ao seu próprio corpo! Mas de acordo com o Alcorão, os seres humanos não têm a propriedade de tudo, mas são responsáveis por suas próprias ações;

"De que nenhum pecador arcará com culpa alheia? De que o homem não obtém senão o fruto do seu proceder?" (Alcorão, Surata An Najm, 38:39)

"Então, os chefes negarão os seus prosélitos, virão o tormento e romper-se-ão os vínculos que os uniam."(Alcorão, Surata Al Baqara:166)

"Quanto àqueles cujas ações pesarem mais serão os bem-aventurados." (Alcorão, Surata Muminun, 102)

E naquele tempo não haverá nenhum parente e relacionamentos. Assim, a propriedade básica e mais importante que o ser humano vai perder para sempre no momento da morte é o seu próprio corpo. Nós também temos que lembrar que, de acordo com o Alcorão cada "coisa" ou fenômenos na natureza é um Sinal  (آیه) que é qualquer coisa que é considerada uma mensagem para nós. Agora, se o corpo terreno é tão importante, a Ressurreição no Alcorão significa ressurreição do corpo morto, então por que esse corpo morto que seria importante se tornaria poeira não sobrando praticamente nada? Em outras palavras, qual é o sinal (Ayah) de tal fenômeno no Livro Divino da Natureza para nós? Isso significa que o corpo pertence à terra e não para seres humanos.

"Qual ! Admiram-se de que lhes tenha surgido um admoestador de sua estirpe. E os incrédulos dizem: Isto é algo assombroso. Acaso, quando morrermos e formos convertidos em pó, (seremos ressuscitados)? Tal retorno será impossível! Nós já sabemos a quantos deles tem devorado a terra, porque possuímos um Livro de registros." (Alcorão, Surata Qaf, 2-4). 

 "Foi Ele Quem vos destinou a terra por leito, traçou-vos caminhos por ela, e envia água do céu, com a qual faz germinar distintos pares de plantas. Comei e apascentai o vosso gado! Em verdade, nisto há sinais para os sensatos. Dela vos criamos, a ela retornareis, e dela vos faremos surgir outra vez." (Alcorão, Surata Taha, 53-54)

Da terra que te criou (em forma) e na terra, o enviaremos de volta (sua forma).Você pode dizer que o corpo se transforma em pó e, em seguida, será criado novamente, a fim de mostrar o poder de Deus! Mas por qual razão? A quem? Ninguém está lá com o advento da Ressurreição! Além disso, é tarde demais para se despertar espiritualmente por tal ressurreição no dia do Juízo Final. Esse argumento não revela poder algum senão fraqueza!  Por tanto, lanço outra pergunta, em primeiro lugar; A Reencarnação demonstra o poder de Deus?

Ressurreição por clonagem humana

De acordo com a ideia da ressurreição do corpo morto, apesar do corpo se tornar pó, no entanto, algo sempre permanecerá, como o DNA. Quando o corpo se torna pó após a morte, não haverá qualquer ressurreição do corpo morto. Simplesmente porque não existe mais e o pó é apenas "pó". Então, o que eles realmente querem dizer por Ressurreição do corpo morto é como o conceito da "clonagem humana" em nossa ciência.  A clonagem humana é a criação de uma coisa geneticamente idêntica de um determinado ser humano. Isso significa que a imagem do corpo ressuscitado irá ser exatamente idêntica com a imagem do corpo morto anterior. De tal forma que se alguém que conhecia o homem em seu corpo anterior irá reconhecê-lo. Isso significa que não são apenas os nossos corpos, mas também nossas imagens exteriores! Isso também é oposto aos ensinamentos do Alcorão:

"Aquele que Deus encaminhar estará bem encaminhado; e àqueles que deixar que se extraviem, jamais lhes encontrarás protetor, em vez d’Ele. No Dia da Ressurreição os congregaremos, prostrados sobre os seus rostos, cegos, surdos e mudos; o inferno será a sua morada e, toda a vez que se extinguir a sua chama, avivá-la-emos." (Alcorão Surata Al-Isrá, 97)

Versos como o versículo acima mostram que a ressurreição no Alcorão não é a ressurreição do mesmo corpo. Porque essas mudanças mencionadas no verso acima são apenas alguns exemplos. Quantas mudanças seriam necessárias para não considerar o corpo ressuscitado como o mesmo corpo antes da sua morte? Imagine se alguém retornar sem mãos e pés e outras alterações graves do corpo. Que parte do nosso corpo nos faz uma pessoa? Nossos rostos? E quem disse que cada parte do corpo pode ser alterada exceto o rosto a fim de ser reconhecido pelos outros? Em outras palavras, nos fazem reais?

Mudança de Sexo


Outro exemplo é aqueles que têm realizado cirurgias para Mudança de Sexo: masculino para feminino e feminino para masculino. Além disso, a possibilidade de mudar já existe. Imagine um homem negro no meio de sua vida mudar a sua cor e se tornar uma mulher branca através da cirurgia. Agora a questão é quem é a pessoa real? E quem será ressuscitado?

Ressurreição humana no corpo do animal!

Há versos no Alcorão que mostram exemplos da criação de um corpo completamente diferente do que o corpo anterior como punição:

Dize ainda: Poderia anunciar-vos um caso pior do que este, ante os olhos de Deus? São aqueles a quem Deus amaldiçoou, abominou e converteu em símios, suínos e adoradores do sedutor; estes, encontram-se em pior situação, e mais desencaminhados da verdadeira senda. (Alcorão, Surata Al Maida, 60)

Há uma série de hadiths do Profeta Muhammad, paz e bênçãos sobre ele, que revelam que no fim dos tempos (Yawn al-Qiyamah یوم القیمه) muitas pessoas irão voltar em corpos de diferentes animais. Como este famoso hadith que foi narrado tanto por sunitas quanto por xiitas. E por dois teólogos sunita e xiita e interpretes do Alcorão, a seguir; Abu Abdullah Muhammad Ibn Umar Ibn al-Husayn al-Taymi al-Bakri al-Tabaristani Fakhr Al-Din al-Razi  (Árabe /Persa:أبو عبدالله محمد بن عمر بن الحسین فخرالدین الرازی آملی) mais comumente conhecido como Fakhruddin Razi, foi um teólogo sunita persa e filósofo muçulmano.  Fadhl ibn Hasan al-Tabarsi, (Árabe: فضل بن حسن الطبرسي‎, Persa: فضل بن حسن تَفرِشی) conhecido como Sheikh Tabarsi, foi um estudioso xiita do século 12 que morreu em 548 AH (1153 DC)... Seu trabalho principal é o Majma al-Bayan, um livro de interpretação (Tafsir) do Alcorão. Aqui a parte do hadith em árabe original e logo segue a sua tradução:

في الحديث عن البراء بن عازب قال :- كان معاذ بن جبل جالساً قريباً من رسول الله صلى الله عليه وآله وسلم في منزل أبي أيوب الأنصاري فقال معاذ يا رسول الله رأيت قول الله تعالى {يوم ينفخ في الصور فتأتون أفواجا} فقال يا معاذ سألت عن أمر عظيم ثم أرسل عينيه بالدموع وقال يُحشرعشرةُ أصنافٍ مِن أُمّتي أَشتاتاً قد مَيّزهم الله تعالي مِن المسلمين وبدّل صُوَرهم: بعضُهم علي صورة القردةِ؛ وبعضهم علي صورة الخنازير، و بعضهم منکسون أرجلهم من فوق، و وجوهم من تحت، ثم يسحَبون عليها، و بعضهم عميً يتردّدون، و بعضهم صمٌّ و بکمٌ لا يعقلون، وبعضهم يمضغون ألسنتهم، تسيل القيحُ من أفواهِهِم لعاباً يتقذّرهم أهل الجمع، و بعضهم مقطعة أيديهم و أرجلُهم،

Significado: Dez classes da minha comunidade tornar-se-ão dispersas. Deus os separou e os distinguiram de outras pessoas. Deus irá transformar alguns deles em macacos e porcos e alguns deles terão seus pés para cima,  de bruços e rastejando. Alguns cegos e caminham aqui e ali. alguns são surdos, mudos e tolos. E alguns deles as suas mãos e pernas serão cortadas. 

O verso abaixo é mais um verso sobre um caso. Porque as duas frases "o lugar pior" (شر مکانا) e "os perdidos pela senda reta" (اضل سبیلا), que são as descrições das características das pessoas, são idênticas às do verso acima.

"Aqueles que forem congregados, de bruços, ante o inferno, encontrar-se-ão em pior posição, e ainda mais desencaminhados." (Surata Alcorão Furqan:34)

Por favor, observe e tente entender a maneira de compreender a língua do Alcorão com base na estrutura da interpretação. O uso das palavras do Alcorão e seu lugar e papel no projeto estrutural da literatura corânica é essencial e crucial para a compreensão do Alcorão.


Como vemos, não só o corpo humano não tem o mesmo corpo anterior, mas também, em alguns casos, o corpo humano será substituído por um corpo animal! Isto revela que, de acordo com o Alcorão e o Islão, não somos nossos corpos humanos! Então ideias como "clonagem humana", ou algo parecido, que é sobre a ressurreição do corpo morto, ou re-criação do primeiro corpo, é uma ideia fabricada pelo homem e é oposta ao do Alcorão e do ensinamento do profeta Muhammad.

Ressurreição do ser humano pelo homem!


O Alcorão, em numerosos versos, enfatiza que Deus é o único que é capaz de trazer de volta os seres humanos à vida terrena novamente. Como nos versos abaixo;

Dizem: Quê! Quando estivermos reduzidos a ossos e pó, seremos, acaso reencarnados em uma nova criação?  Dize-lhes: Ainda que fôsseis pedras ou ferro, Ou qualquer outra criação inconcebível às vossas mentes (seríeis ressuscitados). Perguntarão, então: Quem nos ressuscitará? Respondeu-lhes: Quem vos criou da primeira vez! Então, meneando a cabeça, dirão: Quando ocorrerá isso? Responde-lhes: Talvez seja logo! (Alcorão, Surata Al-Isrá:49-51)

De acordo com o Alcorão, tudo o que fazemos é de fato a obra de Deus:

"Apesar de Deus vos ter criado, bem como o que elaborais?" (Alcorão, Surata As-Saffat:96)

Mas sempre que estiver prestes a retornar as pessoas mortas, o Alcorão enfatiza fortemente que terá lugar somente por Deus;

"Deus é Quem vos cria, e depois vos agracia, então vos fará morrer, logo vos ressuscitará. Haverá alguém, dentre os vossos parceiros, que possa fazer algo similar a isso? Qual! Glorificado e exaltado seja Ele de tudo quanto Lhe associam!" (Alcorão, Surata Rum:40)

A resposta a esta pergunta do Alcorão é um grande sim! Se cremos na ressurreição do corpo morto ou recriado do primeiro corpo. Porque a tecnologia e conhecimento da clonagem humana, no nosso tempo, tornou possível até mesmo pelo homem também! É claro, os métodos de ressurreição podem ser diferentes, no entanto, o resultado é o mesmo. Mas há algum médico que pode fazer as pessoas mortas renascerem além de Deus?

A auto-identidade da incredulidade

A ideia de ressurreição do corpo é baseada no entendimento de "nós" como "nosso corpo". Portanto, a fim de ser criado de novo, que então deve ser o mesmo corpo. Mas tal Ressurreição indica realmente uma "crise de identidade" pelos seus fiéis. Isso faz com que a sua mentalidade, atitude e seu modo de compreensão seja como os dos descrentes (Al Kaferoon الکافرون) no Alcorão. Na visão dessas pessoas, "nós" somos os nossos corpos! O que significa que são "poeira" após a morte!

"Qual! Admiram-se de que lhes tenha surgido um admoestador de sua estirpe. E os incrédulos dizem: Isto é algo assombroso. Acaso, quando morrermos e formos convertidos em pó, (seremos ressuscitados)? Tal retorno será impossível!" (Alcorão,Surata Al Caf:2-3)

É por isso que o próprio Deus nunca disse, do seu ponto de vista, algo parecido com isto;

Diga-lhes! Quando vocês se tornarem pó, ossos e forem aniquilados, então serão ressuscitados novamente! Pelo contrário, quando Deus traz esta questão, Seu ponto de vista, o Alcorão menciona apenas a morte. Que é natural, razoável e aceitável, como isso;

"Então morrereis, indubitavelmente. Depois sereis ressuscitados, no Dia da Ressurreição." (Alcorão, Surata Momi'nun:15-16) 

E, finalmente, estes dois versos mostram as diferenças claras entre os dois conceitos opostos de Identidade do ser humano:

 Dizem (os incrédulos): Quando formos consumidos pela terra, seremos, acaso, renovados em uma nova criatura? Qual? Eles negam o comparecimento ante o seu Senhor! Dize-lhes: O anjo da morte, que foi designado para vos guardar, recolher-vos-á, e logo retornareis ao vosso Senhor. (Alcorão, Surata Sajda:10-11)

Portanto, a crença na ideia da ressurreição é baseada em suposições erradas que faz a Ressurreição ser como uma ideia fora do Islam e até mesmo anti-islâmica! É por isso que não há nem mesmo um único verso do Alcorão que literalmente indica claramente a ressurreição do corpo morto. Na verdade, o Alcorão rejeita estritamente a ideia de tal Ressurreição. Portanto, este tipo de ressurreição não é a resposta, é o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário