segunda-feira, 6 de maio de 2019

Muçulmanos anteriores proibiram hadiths

Alcorão Sagrado
É tradicionalmente aceito que as primeiras críticas de Hadith remontam ao próprio Profeta, já que ele supostamente proibia o registro de hadiths. Além disso, seus sucessores imediatos, os primeiros quatro califas, supostamente proibiram e queimaram todos os materiais com hadith, enquanto tentavam impedir a criação de autoridades secundárias próximas ao Alcorão.

Então, junto com esses sucessores, muitos outros sahaba proeminentes, incluindo Ibn Abbas, Abdullah Bin Masood, Abdullah bin Omar, Abu Saeed Khudri e Zaid bin Sabit, supostamente mantinham essa mesma oposição veemente à narração ou escrita do Hadith. Aqui estão alguns exemplos:

Quando Zaid bin Sabit, o calígrafo, depois de ser chamado pelo califa Mur'waan, viu algumas pessoas anotando hadiths, ele disse: “É bem possível que a tradição não tenha sido explicada a você da mesma forma como foi feita escrita.”(Jama e Biyaan ul Ilm)

Quando Zaid bin Sabit teve que ir a Amir Mua'wiyya, ele lhe pediu um hadith que Zaid explicou. O Amir pediu a uma pessoa para escrevê-lo. Zaid pegou da pessoa que havia escrito o hadith e apagou-o. Ele disse que era a ordem de Mensageiro não escrever nada sobre ele. (Abu Dawood, kitabb ul Ilm)

Uma coleção foi levada antes de Abdullah bin Masood, que continha alguns hadiths. Ele as incinerou e disse: “Eu imploro, pelo amor de Allah, quem quer que tenha conhecimento de qualquer pessoa na posse do hadith, deve me deixar saber, para que eu possa alcançá-la. Aqueles antes de ti com os Livros Divinos foram aniquilados por causa desse hábito. Eles se esqueceram do Livro de Deus ”. (Jama e Biyaan ul Ilm)

Ibn Abbas impediu que outros escrevessem sobre hadith. Ele os advertiu que nações anteriores foram destruídas devido a causas como esta, como ele costumava dizer: "As comunidades antes de ti se desviaram do caminho certo por causa de livros que eles escreveram como o seu." O mesmo aconteceu com Abdullah bin Omar. (Jama e Biyaan ul Ilm)

Quando Shaddad perguntou a Ibn Abbas se o Profeta havia deixado alguma coisa para trás, ele respondeu: “Apenas o que está inscrito entre as páginas do Alcorão.” (Bukhari, Muslim, Abu Dawood)

Abu Nazra perguntou a Abu Saeed Khudri se ele poderia escrever os hadiths que ele ouviu de seus lábios? Ele respondeu: "Você pretende fazer manuscritos?" (Jama e Biyaan ul Ilm)

Após o sahaba, muitos tabieen, isto é, companheiros dos companheiros, tais como Allqa, Musrooq, Qasim S'bee, Mansoor, Mugheera, Umsh e muitos outros, bem como muitos tabeen tabeen, supostamente consideraram o registro e o seguimento do Hadith como religiosamente ilegítimo.

Como sugerido por outros relatórios, essa mesma atitude negativa em relação aos hadiths continuou a ser DOMINANTE entre as gerações anteriores de muçulmanos em geral. Durante este período, a oposição mais forte aos hadiths foi expressamente mantida por muitos que aderiram a grupos como Ahl al-Kalam, Kharijiyy, Khazimiyya, Haruri e Mutazilis, bem como muitos estudiosos acadêmicos da época, com exemplos estridentes como o Kharijiyy Abdullah. Ibn Ibad e os Mutazilis al-Nazzam. Como Michael Cook demonstra:

“A oposição à escrita (de hadiths) já foi geral e predominante: geral no sentido de ser atestada por todos os principais centros de aprendizado muçulmano (incluindo Basra, Kufa, Medina, Meca, Iêmen e Síria) e predominante no sentido que era a norma a partir da qual aqueles que desejavam sancionar a escrita da Tradição estavam partindo."

Aparentemente, ao violar essa proibição estrita do Profeta e de seus companheiros e seguidores mais próximos, os hadiths emergiram gradualmente como a chamada segunda fonte do Islam, através do processo de transmissão oral e fabricação não confiáveis, e então multiplicaram-se infinitamente em um número quase infinito sobre um período de muitas décadas. Compreensivelmente, esse volume enorme de comentários orais sobrecarregaram tanto os estudiosos do hadith que, a fim de julgar e distinguir entre os chamados hadiths 'verdadeiros' e 'falsos', eles não tiveram outra opção além de confiar os ouvidos acompanhados por especulações próprias. A análise cruzada de muitas fontes históricas, incluindo o Hadith, demonstra como - sob a influência de vários fatores complexos, juntamente com o típico jogo político da época - todas as escolas ortodoxas do pensamento islâmico, incluindo os Hanafi inicialmente centradas no Alcorão, foram gradualmente varridas. pelos crescentes princípios de Shafi centrados no Hadith e, conseqüentemente, os muçulmanos dos séculos posteriores acabaram se desviando dos ensinamentos originais do Islam, centrados no Alcorão, devido à crescente confiança no Hadith.

Nesta edição, “Hadith como Escritura” do Prof.Musa é um trabalho de pesquisa inestimável, que Arnold Yasin Mol comenta da seguinte forma (parte):

“Sem dúvida o Prof. Musa mostra que os proponentes do Hadith como autoridade divina eram os novos 'kids on the block' dos 800 HE, pois seus escritos mostram que eles estavam tentando convencer a maioria dos Muçulmanos a aceitar o Hadith como divino. O famoso Kitab Jima al-Ilm (O Livro da Amalgamação do Conhecimento) e outras obras do Imam Shafi são escritas como uma resposta a outros escritos que professavam o Alcorão somente como fonte e autoridade divinas. E assim mostrar que o Alcorão não só estava presente no início do Islam, mas também é dominante entre os muçulmanos. É espantoso também saber que nenhum fragmento de escrita permaneceu desses estudiosos “únicos” do Alcorão. Que aos meus olhos não só mostram influência política no debate (os governantes claramente não queriam que restassem vestígios), mas também que os argumentos que sustentavam o Hadith não eram tão fortes quanto a maioria acredita. Os Hadithyn tornaram-se dominante, pois não havia literatura remanescente que atacasse essa visão. (…) O papel que eles (os Hadith) desempenharam tem sido tão influente por tanto tempo que tanto muçulmanos quanto não-muçulmanos geralmente assumem que sempre incontestam a autoridade. No entanto, um levantamento da história islâmica mostra que os hadiths nem sempre desfrutavam de tão ampla aceitação e autoridade. (…) A ignorância dessas primeiras disputas contribuiu para o equívoco comum de que a oposição ao Hadith como uma fonte bíblica autorizada de lei e orientação é uma heresia moderna, ocidental e de influência orientalista. ”(Introdução ao livro)

Alguns eruditos islâmicos sugeriram que a postura anti-hadith original das gerações anteriores de muçulmanos levou à "Idade de Ouro do Islam", já que o Alcorão era capaz de enfrentar o pensamento crítico e o questionamento; e os muçulmanos foram assim educados para serem inquisitivos e buscar respostas para cada dilema. Até Jim Al-Khalili, um físico secular britânico, notou:

“Claramente, a revolução científica dos abássidas não teria acontecido se não fosse pelo Islam - em contraste com a disseminação do cristianismo nos séculos precedentes, que não teve o mesmo efeito de estimular e encorajar o pensamento científico original. A marca do Islam entre o início do nono e o final do século 11 foi uma que promoveu um espírito de pensamento livre, tolerância e racionalismo. A confortável compatibilidade entre ciência e religião na Bagdá medieval contrasta fortemente com as contradições e conflitos entre a ciência racional e muitas religiões religiosas no mundo de hoje ”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário