sexta-feira, 27 de novembro de 2015

O conto das três perguntas


Um certo Sultão tinha  todas as propriedades que um homem poderia desejar e ainda não sabia o propósito da vida. A resposta as três perguntas feitas a sua vida difícil:

1. O que devo fazer?
2. Com quem eu devo fazer as coisas que Deus me pede para fazer?
3. Quando devo fazê-las?

O sultão pediu o parecer de todos os tipos de pessoas sábias, e, logo em seguida, ele foi informado de que havia um dervixe, que morava longe, e que poderia dar uma resposta satisfatória. O Sultão imediatamente partiu e depois de uma viagem de várias semanas, ele conheceu o dervixe. O dervixe foi cultivar sua própria terra. Ele era um homem simples, mas não simplório, tal como ele estava recitando uma quadra persa uma e outra vez:

Kaarist waraai ‘elm raw aanraa baash
Dar bande gohar mabaash raw kaan raa baash
Del hast maqaame gaah begozaar o biaa
Jaan manzele aakherast raw jaan raa baash .

Há uma obra para além do conhecimento, realize isso, vá!
Não trabalhe para obter jóias, seja a mina, vai!
O coração é uma morada temporária, e deixá-o vir!
A alma é a morada final, perceba isso, vá!


O sultão, porém, não ficou interessado em poemas persas e fez as suas três perguntas para o dervixe. O dervixe não lhe respondeu e continuou com seu trabalho. O sultão ficou irritado e disse: 

"Você não sabe quem eu sou. Eu sou o Sultão dos Sultões ". 

Mas isso não fez qualquer impressão, bem como o dervixe continuou fazendo o que ele estava fazendo.

Um homem gravemente ferido apareceu de repente e ele caiu no chão na frente do dervixe. O dervixe disse ao sultão:

"Ajuda-me a levar este homem para o meu lugar!" "Eu vou ajudá-lo." 
o sultão disse:

 "Mas você vai responder às minhas perguntas depois?"

"Mais tarde!"

 Disse o dervixe e juntos eles trouxeram o homem ferido para a cabana do dervixe e cuidaram dele.

"E agora eu gostaria de receber as respostas às minhas perguntas", 

disse o sultão. 

"Você pode voltar para o seu palácio",

 disse o dervixe, 

"porque você já recebeu as respostas às suas perguntas. Quanto ao que fazer, você deve fazer o que vem a você em seu caminho. Quanto aos com quem você deve fazê-lo, a resposta é com aqueles que estão presentes. E, quanto ao quando fazê-lo, você deve fazê-lo no momento em que ocorre."

Nenhum comentário:

Postar um comentário