domingo, 8 de novembro de 2015

Miraj wa Isra - Ascensão e Viagem Noturna do Profeta Muhammad. Miraj - espiritual ou corporal Por Mumtaz Ali Tajddin S. Ali

A palavra é derivada miraj de uruj que significa subir. O Alcorão (70: 4) diz: "Até Ele ascenderão os anjos com o espírito" (taruljul malaikatu war'ruhi ilaihi), e em 97: 4: "descem os Anjos e o espírito (Dele)  (tanz'zalul malaikatu wa'ruhi ), e também em 70: 3: "o Possuidor das vias de ascensão" (minal'lahi zil ma'arij).

O miraj refere-se à ascensão celestial do Profeta. O Alcorão diz: "Glorificado seja Aquele que, durante a noite,transportou o Seu servo, tirando-o da Sagrada Mesquita (em Makka) e levando-o à Mesquita de Alacsa(em Jerusalém), cujo recinto bendizemos, para mostrar-lhe alguns dos Nossos sinais. Sabei que Ele é Oniouvinte, o Onividente."(17: 1 ).


Os comentadores escrevem que o versículo acima refere-se ao miraj do Profeta. O evento é explicado nas tradições que foram narradas por diferentes fontes de diferentes maneiras. De acordo com Bukhari (1:97), o Profeta foi transportado da Kaba a Jerusalém na parte de trás de um corcel celestial (Buraq) de onde ele ascendeu ao sétimo céu. Durante sua jornada, ele conheceu os Profetas, como Adão, Jesus Cristo, João, José, Enoc, Arão, Moisés e Abraão, em cada céu, até que ele chegou ao Sidrat al-Muntaha (a árvore de Lótus), onde foi revelado (a ele) sinais celestiais, tais como o inferno, paraíso, rios, pomares e anjos louvando a Deus. Finalmente, ele conversou com Deus e voltou para Kaaba.

As tradições diferem tanto uma da outra que é absolutamente impossível conciliá-las, a não ser tanto um dado adquirido que o mesmo evento ocorrera várias vezes, ou que alguns deles foram descartados como espúrio e apócrifos. Sir Syed Ahmed Khan escreve em ensaios sobre a vida de Muhammad (p. 370) que:

 "Todas estas tradições estão em desacordo uma com a outra, sem  falar das inúmeras outras regras pelas quais elas podem ser provadas como sendo falsas e espúrias, o simples fato de tão manifestamente contraditórias entre si as anulam completamente."

Fazlur Rahman escreve no Islão (Londres, 1966, p. 14) que, "A doutrina de um miraj locomotivo ou ascensão desenvolvida pelos ortodoxos e apoiada por hadith não é mais que uma ficção histórica, cujo material vem de várias fontes."

Houve uma diferença de opinião entre os muçulmanos se a ascensão era corporal ou espiritual, a maioria adere à primeira vista, mas entre aqueles que detêm o último ponto de vista, há personagens da opinião da cadeia de narradores. Na verdade, é bem verdade que o Profeta não estava dormindo; ele estava em uma visão embora não em um sonho; mas ao mesmo tempo não foi uma ascensão corporal. Ele realmente foi levado para a Santa Presença, e a ele foi revelado grandes maravilhas, mas foi em espírito que ele foi levado, e era da visão espiritual, para as coisas espirituais que só podem ser percebidas através da visão espiritual.

Dr. Zahid Ali escreve em Ismaili Mazhab aur usaka Nizam que um homem perguntou ao Imam al-Muizz a interpretação de "mesquita sagrada" e diz "mesquita remota" (no versículo acima do Alcorão 17: 1), o Imam disse: "A sagrada mesquita refere-se ao Nafs e a mesquita remota significa aql (intelecto)." De acordo com livro Tafsir-i Kabir," Muhammad ibn Gharir escreve em seu comentário que a tradição de Huzefa, ascensão do Profeta é dada espiritual, não física, e realmente ele foi elevado espiritualmente. "Na tradição de al-Muslim e Tirmizi, Ibn Abbas relata que, "O Apóstolo de Deus tem visto a Deus em seu coração, não pelos olhos "(lam yarahu rasulillah baini'hi Inama raha bi'kalbihi). Malik bin Sahsia Ansari refere-se ao Profeta dizendo, "Eu estava deitado na Kaba entre o estado de sonho e consciência" (Bayana ana Indal bai't ba'inali na'im wal yakzan).

Sir Syed Ahmed Khan escreve: "Tudo o que os muçulmanos devem acreditar a respeito do miraj é que o Profeta viu a si mesmo numa visão transportado de Meca a Jerusalém e que em tal visão ele realmente viu alguns dos maiores sinais do Seu Senhor."

Em suma, os ensinamentos do Islão e do evento pertencente à vida do Profeta, como miraj visam revelar a verdade, o que poderia transformar o homem em  Insan Kamil. O miraj é a mais elevada forma de experiência religiosa na vida do Profeta. Nela, o Profeta percebeu as realidades ocultas e intensamente sentiu a comunicação com Deus. Sua separação espiritual com o mundo naquela noite denota a meta para a qual a vida humana está em movimento, uma existência inconcebível, mas real, fora do alcance de nossas faculdades presentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário