sexta-feira, 6 de novembro de 2015

A oração muda e afeta aquele que ora através do aumento da capacidade para receber bênçãos, já Deus concede a todos os seres criados.


"Durante os dias de sua vida, brisas perfumadas de misericórdia pairam sobre ti do seu Senhor. Contemple! Seja receptivo a elas."

- Profeta Muhammad

Tanto quanto a Essência Sagrada de Deus, o Altíssimo, está em causa, não há nenhuma mudança nele. Não é o caso que, por vezes, Ele torna-se irritado e às vezes Ele tem misericórdia. Esta mudança de acordo com os estados do povo, tem lugar nos raios da luz de Deus que continuam a cair sobre o coração e a mente de cada ser humano.

- Allamah Nasir al-Din al-Nasir Hunzai

Do ponto de vista metafísico, uma vez que as bênçãos de Deus, misericórdia e favores continuamente fluem e brilham sobre todos os seres criados, o efeito real da oração é remover os obstáculos e obstruções que impedem a alma humana de receber as bênçãos de Deus. Assim, alcançam a "harmonia" com Deus é o que permite ao ser humano a receber mais de Suas bênçãos. Imam Ali ibn Abi Talib nos disse que a lembrança de Deus é o que limpa os corações humanos (almas), o que lhes permite ouvir e ver, depois de terem sido ensurdecidos e cegados pela luz das bênçãos de Deus.
Verdadeiramente, Deus fez da Recordação [de Deus] (al-dhikr) um polimento (jila ') para os corações, porque ouvem depois de serem ensurdecidos, e veem depois de serem cegados e se rendem depois de resistirem.

Imam Ali ibn Abi Talib,
(Reza Shah-Kazemi, da Justiça e da relembrança, 142)

A palavra para polimento, jila ', vem do verbo Jala, que significa "trazer à luz". Trata-se da famosa Ayat al-nur no Alcorão que fala sobre a Luz de Deus sendo manifesta nos céus e nas terras. Voltando à nossa metafísica afirmada anteriormente, se as relações entre Deus e o cosmos são comparadas com a Luz que brilha sobre espelhos, então o ato de lembrar Deus (dhikr Allah) serve para "polir" os espelhos em que a Luz de Deus está sendo refletida. No contexto humano, isso significa o ato de oração, cuja essência é a lembrança de Deus, serve para polir a alma humana e remover os obstáculos que impedem-la de receber e refletir a luz de Deus. Assim, Ibn Sina (Avicena) explica o significado da oração que afirma: "Eu busco refúgio em Deus" (audhu bi'llahi) e preces similares onde o ser humano "se volta para" o seu Senhor:

O termo 'eu procuro refúgio' e [seus equivalentes linguísticos] (isti'ādha, 'awdh,' iyādh) são expressões de se voltar para outro para obter ajuda. Assim, o comando simplesmente se voltar para outro para obter ajuda indica que a inexistência da ocorrência de perfeições não é devido à Um de quem emanam coisas benéficas, mas é bastante devido a [algo em] o receptor. E isto verifica o ensino estabelecido que não há perfeição [...] são retidos (mabkhūl) pelo Primeiro Princípio, mas [...] que a realização de tudo depende da preparação para recebê-las. Este é o significado indicado pelo ditado do Profeta (bênçãos e paz): "Durante os dias de sua vida, a brisa perfumada (nafaḥāt) da misericórdia paira sobre ti do seu Senhor. Contempla! Seja receptivo a elas (Ala! Fata'arraḍū Laha). "É evidente, portanto, que a difusão de bênçãos (nafaḥāt al-Altaf) é incessante, enquanto as interrupções ocorrem apenas na preparação [do receptor].

Ibn Sina (Avicena)
(tr. Jonathan Dube, pura generosidade, a Divina Providência, e a perfeição da alma na filosofia de Ibn Sina [Avicena], Dissertação de Mestrado, Universidade McGill, 2014, 46)

O propósito da oração - quem procura a ajuda de Deus, súplica informal, súplica pessoal, etc - é incutir humildade e uma maior consciência sobre a pessoa que faz a oração. A oração como na lembrança de Deus permite que a pessoa se torne mais receptiva ao fluxo de misericórdia e as bênçãos de Deus que já e sempre estão ocorrendo. Enquanto a oração não pode mudar ou alterar Deus, mudanças de oração altera a quem reza - preparam sua alma para receber ajuda divina que já está sendo enviada para Ele. A única razão pela qual as pessoas não parecem experimentar favores de Deus em todos os momentos é porque existem barreiras impedindo-as de recebê-las - barreiras na forma de vícios como o orgulho, ignorância, más intenções e assim por diante. Se essas barreiras forem removidas, então estariam sempre experimentando a misericórdia de Deus, ajuda, favores e bênçãos. O objetivo da oração é para reabilitar a pessoa que reza, por desatar os nós espirituais e psíquicos que bloqueiam a recepção da graça divina da alma de uma pessoa. Isto é o que o Alcorão alude quando diz:

"Quando (Idha) Meus servos te perguntarem de Mim, dize-lhes (fa-inii) que estou próximo e ouvirei o rogo do suplicante quando a Mim se dirigir. Que atendam o Meu apelo e que creiam em Mim, a fim de que se encaminhem."

- Alcorão Sagrado 2: 186

Este versículo não diz que Deus ouve a oração de uma pessoa e, em seguida, passa por mudanças a fim de responde-la. Mas em vez disso, o crente é capaz de perceber a resposta de Deus quando ele pergunta ao Profeta Muhammad sobre Deus. É por isso que este versículo do Alcorão contém uma cláusula se-quando. Se os servos de Deus pedirem ao Profeta Muhammad, então Deus está próximo e responde quando o servo apela a Ele. O crente, ao perceber que Deus já está respondendo a sua súplica, deve primeiro "responder" a Deus e ter fé Nele, a fim de ser bem encaminhado. Em outras palavras, Deus está sempre respondendo às orações de Seus servos, mas eles devem ser receptivos a Deus, a fim de perceberem e experimentarem a resposta divina. O filósofo contemporâneo Ismaelita Allamah Nasir al-Din Hunzai oferece o seguinte conselho prático no que diz respeito à oração:

"A fim de alcançar um bom sucesso e orientação do coração de Deus" (11:88, 64:11), você deve orar não só depois de cada namaz (oração diária prescrita), mas também o tempo todo. Durante a oração, humildade extrema e a expressão de indigência são necessárias, para que nenhum vestígio de má vontade possa permanecer no coração e, em seguida, o recurso pode ser levado ao tribunal divino. Você também pode orar em sua própria língua, de modo que o coração possa derreter devido à súplica dolorosa de acordo com seu estado e que Deus, o Benevolente, tenha misericórdia de você devido a esta condição. No entanto, este ponto deve ser lembrado que, tanto quanto a Essência Sagrada de Deus, o Altíssimo, está em causa, não há nenhuma mudança nele. Não é o caso que, por vezes, Ele se torna irritado e às vezes Ele tem misericórdia. Esta mudança de acordo com os estados do povo, tem lugar nos raios da luz de Deus que continuam a cair sobre o coração e a mente de cada ser humano. Assim, durante a oração, se você tem sérios giryah-u zari ou seu coração se torna mais macio e suave, então você deve ter certeza de que Deus, o Altíssimo, lança o olhar de misericórdia sobre ti."

Allamah Nasir al-Din al-Nasir Hunzai,
(Livro da Cura, Instituto de sabedoria espiritual, 128)

As luminárias e os santos da tradição cristã espiritual tomam a mesma exata posição para o propósito da oração como os filósofos islâmicos, os ismaelitas e os sufis. Vários depoimentos de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino são os seguintes:

Na medida em que a oração não o afeta em nada, isso afeta a nós mesmos, não a Deus. Não oramos a balança de Deus. Rezamos a fim de mudar a nós mesmos e dispor de modo a receber corretamente o que Deus quis nos dar.

- Ceslaus Veleck

Deus não precisa de ter a nossa vontade dada a conhecer a Ele - Ele não pode deixar de conhecê-la - mas Ele deseja o nosso desejo de ser exercido em oração para que sejamos capazes de receber o que Ele está se preparando para nos dar.

- Santo Agostinho de Hipona

Devemos orar, não para informar a Deus de nossas necessidades e desejos, mas, a fim de nos lembrar que, nestas questões precisamos de ajuda divina.

- São Tomás de Aquino

A oração não é oferecida a Deus, a fim de mudar de ideia, mas, a fim de estimular a confiança em nós. Essa confiança é promovida principalmente por considerar a caridade de Deus para conosco pela qual Ele quer o nosso bem.

- São Tomás de Aquino

Não oramos a fim de alterar, pela oração pessoal, o decreto da Divina Providência, em vez disso oramos a fim de adquirir pela oração pessoal que Deus determinou seja obtido por nossas orações.

- São Tomás de Aquino

(Terrance L. Tiessen, Providence e Oração: Como funciona Deus no Mundo?, 195-198)

A este respeito, a oração vai além de práticas rituais formais e torna-se uma postura de humildade e receptividade diante de Deus na vida cotidiana. A vida de oração não significa, como alguns sustentam, desperdiçar todos os nossos dias em reclusão realizando rituais. Significa aceitar e reconhecer todas as coisas que acontecem na vida de alguém como uma bênção e graça de Deus, independentemente de seus desejos anteriores por um resultado. Até certo ponto, as invocações e súplicas de oração formal preparam a alma de um molde para esta postura existencial. Imam Sultan Muhammad Shah explica esta atitude de oração da seguinte forma:

O negócio do homem religioso é viver em consciência contínua e íntima relação com o Poder e Glória de Deus. Associado a isso é a necessidade de aceitar a vontade de Deus com alegria, para aclamar o que acontece conosco como um benefício, por mais que possa parecer à uma desgraça irreligiosa. "É a vontade de Deus", é dito por nós do Islam, não com resignação triste, mas com piedosa esperança.

Imam Sultan Muhammad Shah Aga Khan III,

Eu deveria, em primeiro lugar, aconselhar meus herdeiros de aprender a desejar aos fatos que acontecem, e não tentar moldar os fatos aos seus desejos ... Eu aconselharia aos meus herdeiros a buscar satisfação, não no fluxo das circunstâncias, mas dentro de si; Gostaria de tê-los resolutos, auto-controlados, independentes, mas não rebeldes. Deixe-os buscar a comunhão com essa realidade eterna que eu chamo de Deus e vocês chamam de Deus! Por que é o duplo problema da existência ser ao mesmo tempo inteiramente a si mesmo e completamente um com o Eterno. Eu digo que você deve se esforçar para atender o seu desejo para o fato, e não o fato com seu desejo. Se uma parede desaba e esmaga o meu pé, eu devo dizer: 'Essa é a melhor coisa que poderia acontecer para mim." Um tio meu teve um filho que morreu. O pai deu graças a Deus pelo o ocorrido. Você acha que ele não amava a seu filho? Você está errado. Ele amava muito.

Imam Sultan Muhammad Shah Aga Khan III,

Alcançar uma maior harmonia e receptividade antes de bênçãos e favores de Deus não significa adotar uma atitude de complacência e auto-renúncia. Pois é somente ação - refletindo e agindo sobre si mesmo e sobre o seu meio envolvente - que ajudam a trazer para fora esta receptividade espiritual para bênçãos e favores de Deus - permitindo assim uma experiência de mais dessas bênçãos divinas. A oração funciona, alterando as constituições espirituais dos seres humanos para que eles possam se permitirem serem mudados por Deus. Assim Abu Hamid al-Ghazali observa que, embora Deus incessantemente conceda Sua misericórdia a todos os seres humanos, cada pessoa recebe essa misericórdia por "alguém estar se esforçando para ser exposto à efusão da misericórdia de Deus, o Altíssimo, sobre ele ... E, assim, o Profeta disse - possa misericórdia e a paz de Deus recair sobre ele - 'Teu Senhor  tem dádivas de misericórdia para ti durante todo os dias de sua vida; assim expor-vos a elas "(Al-Ghazali sobre os noventa e nove Belos Nomes de Deus, 69). Isto é confirmado no Alcorão que diz:

"Ele jamais mudará as condições que concedeu a um povo, a menos que este mude o que tem em seu íntimo."

- Alcorão 13:11

Uma vez que o propósito da oração é criar uma mudança dentro de uma alma própria, o próximo passo envolve reconhecer que não se pode realizar esta mudança por meio dos próprios esforços. É necessário procurar a ajuda e a assistência de seres humanos espiritualmente avançados que podem ajudar a mudar e transformar a alma de modo a se tornar mais receptiva às bênçãos de Deus. Este tipo de ajuda pode ser solicitada às mais puras almas humanas - os Profetas, os imames e o Imam do Tempo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário