segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Ditos do Profeta Muhammad atribuído ao Imam Hazrat Ali - Reza Shah-Kazemi





"Nenhum companheiro do Profeta teve tal fada'il atribuído a ele como os que têm sido atribuídos a Imam' Ali b. Abi Talib."

'Verdadeiramente,' Ali é de mim e eu sou dele (inna 'Ali minni wa ana minhu), e ele é o wali (patrono /mestre espiritual) de cada crente depois de mim."

"Ali está com o Alcorão e o Alcorão é com 'Ali. Eles não vão separar um do outro até que eles voltem para mim [na fonte paradisíaca] (al-Hawd)."

"Três coisas me foram reveladas a respeito de 'Ali: ele é o líder dos muçulmanos, o guia do piedoso e chefe dos radiantes devotos." (sayyidu’l-muslimin, imamu’l-muttaqin, wa qa’idu’l-ghurra’l- muhajjalin)

"Olhar a 'Ali é um ato de adoração (Ibada al-nazar ila' Ali ')."

"Que Deus tenha misericórdia de 'Ali. Ó Deus, faça a verdade girar em torno de 'Ali onde quer que ele se volte." (dara adiri'l-haqq ma'ahu haythu)

"Eu sou a cidade do conhecimento e Ali é sua porta; por isso, quem quiser conhecimento, deixe-o atravessar a porta."(Ana Madinatul ilm wa Ali Babuha)

"Verdadeiramente, eu estou deixando para trás duas coisas de peso (al-thaqalayn): o livro de Deus e minha Ahl al-Bayt, eles não vão se separar um do outro até que eles voltem para mim na [fonte paradisíaca] al -hawd."

 Ó Ali, você é um líder (sayyid) no mundo e no outro. Seu amado é meu amado, e o meu amado é o amado de Deus; seu inimigo é meu inimigo, e meu inimigo é o inimigo de Deus. Ai de quem você odeia depois de mim [depois que eu já me for]."

"Quem quiser viver a minha vida e morrer a minha morte e ter seu descanso no eterno jardim que meu Senhor me prometeu, deixai se orientar na direção de 'Ali b. Abi Talib, pois realmente ele nunca fará com que você se afaste da orientação correta, nem o fará cair no erro."

O Profeta disse que 'Ali era "como minha própria alma" (ka-nafsi).

Ele disse  a 'Ali,' Você está para mim e eu sou de você (anta minni wa ana minka).

"... Quem obedecer 'Ali me obedece, e quem desobedecer ele me desobedece."

'Você vai esclarecer para minha comunidade aquilo sobre o qual eles serão diferentes depois de mim. "(Anta tubayyinu li-Ummati ma'khtalafu fihi ba'di).

"Há um entre vocês que vai lutar pelo ta'wil [interpretação espiritual] do Alcorão como eu lutei por seu tanzil [revelação literal].", Perguntou Abu Bakr, 'Sou eu? "O Profeta disse, 'Não'. 'Umar perguntou:' Sou eu? "O Profeta disse: 'Não, é o único que está consertando a sandália." O Profeta tinha dado a Ali sua sandália para consertar.

'O' Ali, quem se separa de mim separa-se de Deus, e quem se separa de ti, O 'Ali, separa-se de mim.'

... O Profeta disse a sua esposa 'A'isha, "Clama a mim o líder (sayyid) dos árabes." Ela perguntou: "Ó Profeta de Deus, você não é o líder dos árabes?" Ele disse,' Eu sou o líder dos filhos de Adão, e 'Ali é o líder dos árabes."

Quando Fátima foi perguntada por algumas mulheres por que o Profeta tinha casado ela com um homem tão pobre como 'Ali, ela relatou isso ao Profeta. Ele disse: 'Você não está satisfeita que Deus - exaltado e glorificado seja Ele - conferiu as pessoas do mundo [um benefício] e escolheu dois homens, um deles é seu pai, o outro seu marido?'

"O primeiro entre vós a entrar na fonte paradisíaca (al-Hawd) é o primeiro de vocês que entrou no Islam, 'Ali b. Abi Talib. "

'Ali é de mim e eu sou dele (' Ali minni wa ana minhu), e ninguém pode cumprir o meu dever, exceto eu e 'Ali'.
"Ali relatou que o Profeta disse que aquele que for fiel vai amá-lo e mais ninguém, enquanto aquele que odiá-lo é um hipócrita."

Quando o Profeta estava prestes a partir para uma expedição a Tabuk, ele deixou 'Ali como seu vice em Medina. 'Ali estava triste por não se juntar a ele. O Profeta disse: "Você não está feliz por ter tamanha relação comigo como o posto de Arão em relação a Moisés, exceto que não há profeta depois de mim?"

O Profeta orou a Deus para trazer "o mais amado de tuas criaturas" para participar com ele em uma refeição com aves. Apenas quando 'Ali veio o Profeta pediu-lhe para se juntar a ele."

Entre os vários versículos do Alcorão que foram comentados pelo Profeta com referência a 'Ali é 13: 7: "E os incrédulos dizem: Por que não lhe foi revelado um sinal de seu Senhor? Porém, tu és tão-somente um admoestador, e cada povo tem o seu guia." O Profeta disse: eu sou um admoestador...."Você é o guia, Ó 'Ali. Depois de mim, o divinamente guiado deve ser guiado por ti."

Em relação à revelação do versículo 55 de Sura 5 (al-Ma'ida), "Vossos reais confidentes são: Deus, Seu Mensageiro e os fiéis que observam a oração e pagam o zakat, genuflectindo-se ante Deus.", os comentaristas relacionam este ao incidente quando 'Ali, enquanto se curvava em oração, estendeu o anel para um mendigo que havia pedido esmolas. O Profeta recitou este verso quando falou sobre o incidente e acrescentou, nos quais são, provavelmente, as palavras mais conhecidas por todos em relação à 'Ali:

"Para quem eu sou o mawla [tutor, mestre, amigo próximo], 'Ali é seu mawla (man Kuntu mawlahu fa-'Alí mawlahu).

Fonte: Reza Shah-Kazemi (2006), Justiça e Memória: Apresentando a espiritualidade do Imam Ali

Nota do editor: O livro acima por Reza Shah-Kazemi é uma verdadeira jóia e eu o recomendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário