sábado, 31 de outubro de 2015

O Juiz e o Bektashi por Muzzaffer Ozak Al Jerrahi

Em certa ocasião, um qadi (juiz) foi designado pelo povo de Sivas e os dignatários locais se apresentaram para dar-lhe boas vindas. Em curso de uma reunião bastante amistosa, a conversa então se volta ao redor da filiação de diversas ordens sufistas. Alguns dos presentes se disseram ser de uma e outra ordem.

A discussão deixou o qadi com sorriso cínico, porque ele não acreditava no caminho sufi. Quando cada um havia declarado sua afiliação, o novo juiz decidiu se desfazer de seus anfitriões declarando que ele era um Bektaşi. Então todos ficaram perplexos sem entender como um homem graduado de uma academia formal podia ter se convertido em um Bektaşi, mas a cortesia retardava sua curiosidade.

Mais tarde, o encontro terminou e todos se dispensaram. O qadi se sentiu molestado pelas conversas da tarde que havia escutado com dissimulada animosidade. Levou a cabo sua oração da noite e foi dormir.

Durante a noite teve um sonho aterrador. Era o Dia da Ressurreição e ele era chamado na corte do Poderoso. Convicto por numerosos erros de justiça, foi condenado ao inferno. Gemia e gritava enquanto os anjos o arrastavam para seu fim. Nesse instante um nobre ser de aparência radiante entrou na corte Divina e se prostrando disse: 

"Senhor meu, este homem é um dervixe, meu seguidor. Eu sou Teu amigo, Teu santo, Hajj Bektaşi Veli. Se tu Condenas a este qadi ao fogo, eu me nego a entrar no Paraíso. Deixa-me acompanhá-lo, ou deixa que ele venha comigo ao Paraíso."

O Todo Glorioso respondeu. "Leva-te-o. Por ti, perdoo a este magistrado de suas culpas."

O venerável santo tomou a mão do temebroso e aterrado qadi, e o conduziu para o Paraíso, dizendo-lhe, "esta é a consideração que brindamos a alguém que só finge ser um discípulo. Se houveras sido um autêntico seguidor meu, te houvera feito alcançar o Jardim da Essência."

O qadi despertou como e não voltou a dormir jamais e foi um trabalho se concentrar para a oração da alvorada.

"Como só pretender ser um Bektaşi alcancei o Paraíso, salvando-me do fogo pela intercessão do santo Hajji Bektaşi Veli. Se tivesse sido um discípulo verdadeiro, como saberia qual exaltada estação teria podido alcançar?"

Depois da oração da manhã, buscou as pessoas que haviam lhe dado boas-vindas a noite anterior e lhes relatou sua experiência, acrescentando,"Se há um Sheikh Bektaşi aqui em Sivas, imediatamente eu dedicarei minha admissão."

Fiel a sua palavra, tomou a mão com o Sheikh Bektaşi local e se converteu em um membro da Ordem Bektaşi.

Essa é a história narrada palavra por palavra como a escutei do meu próprio mestre, que esteve presente naquela ocasião. Ó amante que buscas a Verdade! Os servos fiéis dos Amigos de Deus não são abandonados na necessidade. Se um cão foi admitido no Paraíso porque era o cão dos Companheiros da Caverna. Acaso será privado de sustento o servidor de um santo? Acaso uma mãe ou um pai seriam capazes de abandonar a seus filhos, fora esses bons ou maus? Os verdadeiros guias são ainda mais compassivos com seus filhos espirituais.

Huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Nenhum comentário:

Postar um comentário