sábado, 31 de outubro de 2015

Jornada Para Luz por Nasir-i Khusraw


Meu coração está cheio com a maledicência do povo;
Portanto, eu me desligo dele na ação e no discurso.

Enquanto meu coração estava cego como o de Zayd e Amr, ninguém poderia encontrar falhas em mim, onde quer que eu fosse. 

Às vezes queima com paixão, segui belas donzelas;
às vezes por ganância, eu procurava a pedra filosofal,

Eu não tinha medo de que minha vida estava sendo desperdiçada, 
nem me fazia vergonha que eu tinha pensamentos vulgares ou malignos.

Durante o outono meu coração foi dissipado com vinho; 
na primavera eu felizmente olhei para a água e o pasto.

Complacentemente Sentei-me no meio da virada do moinho de água, 
até que o cabelo em minha cabeça ficou branco como a neve.

Eu pensei que o mundo havia se tornado meu prado, como o gado que me tornei forragem para o mundo.

Se ele me feriu de alguma forma, voltei a ele mais uma vez como
um bêbado sempre atraído por taças de vinho.

O mundo me manteve firmemente sob seu controle; assim às vezes
eu tornei-me próspero e às vezes um mendigo.

E quando a minha alma estava gasta com as aflições do tempo,
Eu fui para a porta do rei tecer elogios a ele.

Eu estava preparado para buscar a justiça do demônio do tempo,
mas tudo que encontrei no serviço do rei era a escravidão.

Eu tive que realizar uma centena de atos de servidão a ele antes
Eu era capaz de cumprir até mesmo uma única esperança minha.

Ganhei nada em tudo, exceto labuta e sofrendo por
aquele a quem eu tinha ido para o bem da cura.

Quando meu coração ficou decepcionado com reis e príncipes,
Virei-me para o povo do manto, turbante e da capa.

Eu disse a mim mesmo que iria me mostrar o caminho da religião
porque as pessoas do mundo tinham atormentado meu coração.

Eles disseram: "Seja feliz, de ter sido entregue através de seu fardo"
por isso a minha alma ficou feliz e eu rezava junto com eles.

Eu disse-me que uma vez que estes eram homens de conhecimento, gostaria de
ser libertado das garras da ignorância e da pobreza.

Portanto eu desperdicei alguns anos da minha vida com eles em um monte
de tagarelice vazia e disputas inúteis.

Mas sua riqueza e piedade foi apenas a corrupção e hipocrisia,
e eu disse: "Ó Deus, por que eu me tornei aflito de novo?"

Era como se, indo do rei para o jurista, havia
entrado na boca de um dragão por medo de uma formiga!

O tempo teve inúmeras artimanhas e pretextos para me aprisionar; eu me tornei
capturado em apenas um pretexto tal, tal engano.

Quando ele me traiu e nenhuma fuga foi deixada para mim, em última
Eu fui para a progênie de Mustafa para obter ajuda.

Eu encontrei ajuda contra a perseguição do diabo e astúcia
quando entrei no santuário do Imam da humanidade.

Devo dizer-lhe o que aconteceu comigo, quando eu fugia do diabo?
De repente eu me encontrava na companhia dos anjos.

Quando a luz do Imam brilhou na minha alma, embora
Eu era negro como a noite, eu me tornei o sol brilhando.

O Nome Supremo está com o Imam do tempo; através dele,


Como Vênus, eu ascendi aos céus. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário