quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Judaísmo, Cristianismo e Islão: Esqueceram as crenças compartilhadas das fés abraâmicas

"Eu acho que as religiões monoteístas, que tem uma referência em comum para um só Deus,  o diálogo deve ser obrigação. As três religiões que Abraão inspirou tem muitas facetas mais comuns de que aquelas que as dividem. A religião deve ser o meio pelo qual afirmam o significado ético da existência, independentemente de sua profissão de fé."

Imam Shah Karim al-Husayni Aga Khan IV,
(Entrevista com Correre della Sera, Massimo Nava, 22 de outubro de 2001)

As religiões judaísmo, cristianismo e islamismo compartilham um grande número de crenças teológicas e princípios éticos. Na verdade, todas as três religiões reverenciam o profeta Abraão e compartilham mais em comum uns com as outras do que outras tradições religiosas. Mais importante ainda as três religiões afirmam a existência de um só Deus, a Realidade Absoluta e Infinita continuamente criando e sustentando todas as coisas na existência. O gráfico abaixo apresenta 28 crenças teológicas fundamentais da teologia monoteísta abraâmica em que no geral judeus, cristãos e muçulmanos compartilham em posições em comum. Espero que os leitores vejam as semelhanças existentes entre as religiões do judaísmo, cristianismo e islamismo e como isso une todos os judeus, cristãos e muçulmanos em um vínculo de fraternidade espiritual. (Todas essas posições teológicas têm interpretações mais específicas entre os diferentes ramos de cada fé, mas elas são apresentadas aqui no nível mais básico). Isto significa que as civilizações judaico-cristãs e muçulmanas compartilham um ethos religioso, cultural e espiritual: não há choque de civilizações, mas apenas um choque da ignorância. Mas esta ignorância pode ser curada com a educação e o abraço da diferença através do pluralismo.

Outra razão, ainda mais fundamental para a afinidade interna subjacente das duas civilizações pode ser encontrada no ponto compartilhado da origem das três religiões monoteístas do Islão, o Cristianismo e o Judaísmo. Todas estão ligadas a um ancestral comum - Abraão - cuja presença mítica sobreviveu na cidadela de Alepo. O Islão, a mais recente das três revelações, sempre reconheceu e confirmou as tradições religiosas mais antigas e também forneceu, através de suas diversas culturas regionais, modelos de sucesso para a coexistência étnica e religiosa.

- Imam Shah Karim al-Husayni Aga Khan IV,
(Preface to Stefano Bianc, Syria, Medieval Citadels Between East and West’, May 2007)


O Imam Ismaili, Aga Khan IV, em discussões com Sua Eminência D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa e Chanceler da Universidade Católica de Portugal

Imam Shah Karim al-Husayni Aga Khan IV é o 49º Imam hereditário dos Muçulmanos Shia Ismaili. Ele é o descendente direto do Profeta Muhammad, o descendente direto do profeta Abraão e do legatário espiritual da autoridade religiosa de todos os Profetas Abraâmicos. Apresentamos agora as observações do Imam Ismaelita na unidade espiritual das religiões monoteístas abraâmicas juntamente com o resumo do quadro abaixo:



Judaísmo, Cristianismo e Islamismo todas concordam em 18 das 28 posições teológicas acima: A primeira área de acordo seja na teologia - sobre a unidade de Deus, o conceito da criação, o Verbo preexistente de Deus, anjos e almas humanas, o estado espiritual e unidade da humanidade, revelação divina aos profetas, o exemplo de Abraão, a revelação das Escrituras (Torah, Salmos);
Ouvimos previsões há alguns anos agora sobre o choque inevitável do Ocidente industrial com o mundo muçulmano. Estes multiplicaram-se, naturalmente, na sequência das tragédias do 11/9 e outros episódios violentos. Mas a maioria dos muçulmanos não pensam dessa maneira; unicamente uma minoria extrema pensa desse jeito. Para a maioria de nós, não é singularmente pouco em nossa teologia que ira colidir com as outras religiões abraâmicas, com o Cristianismo e o Judaísmo.  Há muito mais em harmonia. O que aconteceu com a tradição islâmica que diz que nossos melhores amigos são aqueles das religiões abraâmicas, conhecidos como o "Povo do Livro", todos cuja fé se baseia na revelação monoteísta?

- Imam Shah Karim al-Husayni Aga Khan IV,
(88th Stephen A. Ogden, Jr. ’60 Memorial Lecture on International Affairs, March 10, 2014)

Judaísmo, Cristianismo e Islamismo todas concordam com a necessidade de seguir a lei da inspiração divina (Torah, Halacha, Direito Canônico da Igreja, Sharia) que guia toda a atividade religiosa e social humana no relacionamento do indivíduo com Deus;
Referências recentes da imprensa à Sharia, o sistema islâmico tradicional da jurisprudência, são ilustradas por suas manifestações no Afeganistão. Jornalistas aprendem a usar essas palavras - mas quantos deles sabem o que realmente significa? Quantos deles compreendem, por exemplo, que a Sharia é vista pela maioria dos muçulmanos como um corpo em transformação no campo de direito, sujeita ao que chamamos de fiqh, a capacidade para a evolução da interpretação. Quantos deles estão conscientes da aplicação selectiva e moderada da Sharia nos sistemas jurídicos dos países islâmicos que não permitem a sua aplicação? Quantos deles sabem que tradutores do árabe do Antigo Testamento usaram a palavra Sharia para designar a Torá, sublinhando uma percepção compartilhada da Lei Divina que rege a relação espiritual entre Deus e os Seus fiéis? Quantos são conhecedores suficientes para apreciar as qualidades iluminadoras da Sharia no direito civil?

– Imam Shah Karim al-Husayni Aga Khan IV,
(Commonwealth Press Union Conference Keynote Address, October 17, 1996)

O cristianismo e o islamismo concordam em 4 posições adicionais teológicas  (que concordam com um total de 22 posições compartilhadas) - relativa a crença nos antecessores de Jesus, o nascimento virginal de Jesus e seu status como Profeta de Deus, Mensageiro, e Messias (Cristo);
Judaísmo, Cristianismo e Islamismo discordam sobre o status teológico de Jesus; O judaísmo não reconhece a profecia de Jesus; O cristianismo e o islamismo acreditam em Jesus, o Mensageiro e Messias nasceu da Virgem Maria, mas discordam sobre a sua divindade; O cristianismo reverencia Jesus como o Filho de Deus (Segunda Pessoa da Trindade) e como a encarnação de Deus na Terra; o Islam reconhece Muhammad como o último profeta e mensageiro de Deus, enquanto o judaísmo e o cristianismo não reconhecem a profecia de Muhammad;

Judaísmo, cristianismo e islamismo compartilham em comum sobre questões práticas da vida diária: a necessidade da oração diária (oração formal, oração informal), de viver de acordo com a vontade de Deus expressa através de regras de conduta, valores comuns e princípios éticos; salvação pela fé e graça divina, a contabilização, no Dia do Juízo Final, de bênçãos e paz (shalom, salam).

O que estou dizendo é que a base de um entendimento pode ser posta em prática através da aceitação dos princípios éticos comuns às religiões abraâmicas. As formas são diferentes. Os princípios éticos, os princípios em que a sociedade humana vive, a atitude para com os pobres, a atitude para com os marginalizados, a atitude ou as preocupações de uma sociedade dominada pela parte masculina da sociedade, tudo isso, podemos encontrar em toda parte. Nós encontramos na sociedade cristã, nas culturas cristãs do passado, do presente e no mundo muçulmano é a mesma coisa.

- Imam Shah Karim al-Husayni Aga Khan IV,
(Lebanese Broadcasting Corporation International Interview, November 8, 2001)

Apesar de algumas diferenças teológicas, judeus, cristãos e muçulmanos são todos os descendentes espirituais de Abraão, compartilhando muito mais em comum do que o que os divide, como os membros de uma maior comunhão espiritual; eles podem e devem trabalhar juntos para elevar a qualidade da sociedade humana em todo o mundo em uma base ética compartilhada:


O Imam Ismaelita, Aga Khan IV, em conversas com Sua Eminência D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa e Chanceler da Universidade Católica de Portugal

Há aqueles que dizem que as fés dividem. Isto pode ser verdade. Mas hoje temos de explorar todas as oportunidades para ter diferentes credos reunidos para abordar os problemas de nossas respectivas sociedades. Nós viemos da mesma herança religiosa comum, descendentes de Abraão, e foi nos ordenado resolver os problemas da sociedade nas mesmas premissas éticas.

- Imam Shah Karim al-Husayni Aga Khan IV,
(Ismaili Imamat and Government of Portugal ‘Protocol of Co-operation’ , December 19, 2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário