sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

A Verdadeira Submissão

Havia um cheikh em Istambul que teve um dervixe. Este discípulo tinha herdado uma enorme fortuna de seu tio. Era uma herança legítima. Foi ao seu cheikh e disse: 

"Meu cheikh, este é o que aconteceu. Meu tio morreu e deixou-me esse dinheiro."

Era uma quantia equivalente a um milhão de dólares. Ele perguntou: "O que devo fazer?"

O cheikh disse: "Se você desejar as coisas deste mundo, precisa de dinheiro. Mas se você não quer as coisas deste mundo, então deixá-o. "

O discípulo respondeu: "Meu cheikh, eu só quero estar ao seu lado."

E o cheikh disse, "então doa todo o dinheiro, cada centavo."

Não foi uma tarefa fácil porque era um monte de dinheiro. Foi a todos os bairros pobres batendo nas portas de casas para dar dinheiro para as pessoas com pão e carne. Ele também ia para a mesquita e deu ao Imam uma grande quantidade da qual ele iria restaurar (a mesquita) que foi seriamente danificada. Depois de várias semanas, ele finalmente terminou de dar tudo.

No caminho de volta para a casa do Cheikh, o Imam o encontrou na rua e disse: "Você tem feito muito pelo povo, tome isso! Você colocava em um saco esfarrapado e eu comprei um novo. É um presente para você."

Ele realmente não queria o traje, mas sentiu que era um presente, e eu não podia recusar, então eu aceitei. Ele foi a casa do Cheikh colocar o saco. O cheik perguntou se ele tinha dado todo o dinheiro e disse: "Sim, cada centavo."

O Cheikh perguntou: "Então, onde você conseguiu esse saco?"

Ele contou a história do encontro com o Imam e o Sheikh disse: 

"Bem, se você gosta tanto deste saco, eu vejo que você vai usar. Eu vejo que você vai usar nesta vida, e que você vai usá-lo também na próxima." Ele pegou o saco e jogou-o na rua. Ele ordenou uma dúzia lachmajun, uma espécie de pizza, e vestiu o paletó. Todos os cães vadios atacaram e começaram a morder o esplêndido saco por causa do molho. Logo virou um saco velho.

Em seguida, o Cheikh disse: "Agora coloque em seu casaco." Eu colocarei", então o Cheikh continuou: "Vem comigo, vem para visitar um amigo, um Cheikh Bektashi."

Eles foram visitá-lo e na chegada, ele disse: "Você espera por mim aqui e tira o chapéu." O discípulo tirou o chapéu e seu cabelo caiu sobre os ombros. O cheikh prendeu os cabelos dele no galho de uma árvore, deixou-o lá e foi visitar seu amigo.

Durante o chá o outro cheikh se sentiu desconfortável. Eu podia ver da janela que este dervixe foi amarrado à árvore com seu próprio cabelo.

O Cheikh perguntou: "O que é isso? Você se sente desconfortável? ". O amigo respondeu: "Bem, eu gostaria que você fizesse algo a respeito desse dervixe. Eu me sinto incomodando." Ele disse: "Quer que ele venha? O chamarei para você." E chamou pelo nome  o dervixe. Ao ouvir seu nome sendo chamado, o dervixe puxou a árvore, arrancando os cabelos e parte do seu couro cabeludo, e correu para o Cheikh. Sua cabeça estava sangrando. O Cheikh pôs a mão sobre seu ferimento e o curou.

O outro Cheikh disse: "Eu gostaria de ter uma pequena parte de seu cabelo pendurado na parede deste Dergah, para que todos possam ver o que é ser um verdadeiro Dervixe."

E o Cheikh deu.

Em seguida, eles foram para ver outro cheikh. Desta vez, o cheikh levou o dervixe e colocou um prego através do lóbulo da orelha na porta da frente e deixou-o preso lá. Então ele disse: "Espere aqui."

O Cheikh veio e começou a conversar com o amigo. Eles tomaram chá e este amigo também se sentiu desconfortável assistindo a essa situação.

Em seguida, o cheikh perguntou: "Você quer entrar?", E chamou o dervixe, que puxou a porta e arrancou sua orelha. O Cheikh pôs a mão sobre a ferida, disse Bismillah, e o curou.

Conta-se que este dervixe se tornou um grande cheikh. Ele usou o saco ao longo de sua vida. E se você visitar o Dergah dele em Istambul, vai ver em uma de suas salas que  o saco está encobrindo um dos sarcófagos. Ele usou o saco para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário