quarta-feira, 5 de outubro de 2016

UM CONTO SUFI DESCONHECIDO

Era uma vez um sufi que foi abordado por um jovem, que lhe disse:

"Por que o sábio não dão bons conselhos para todos, para que todos nós possamos agir de acordo com isso, e prosperar? Se há tantos iluminados que podem curar o doente, por que não cura a todos para que possamos banir a doença da terra?"

O Sufi disse:

'Vem comigo em uma viagem, e eu vou lhe mostrar como as coisas realmente são, pois elas são o contrário do que pensa. "

Assim, os dois partiram em suas viagens.

Eles chegaram a uma aldeia onde um homem estava tentando ordenhar uma miserável cabra, mas dificilmente poderia obter qualquer leite dela.

O Sufi disse-lhe:

"O que você gostaria, acima de tudo?"

O homem respondeu:

"Eu gostaria de um rebanho de boas cabras, de modo que 1 poderia levantar a minha cabeça e alimentar a minha família e ter sustento."

O Sufi disse:

''Você não preferiria ser digno de tudo isto primeiro?"

"Não", disse o homem pobre, "porque a pobreza produz miséria e abundância é uma bênção que produz benevolência."

O Sufi acenou com a mão, e de repente o pobre camponês descobriu que ele era o proprietário de muitos rebanhos de belas cabras.

Os dois viajantes seguiram o seu caminho.

A próxima pessoa que encontraram foi uma mulher, que estava sentada desconsoladamente ao lado de um poço. O Sufi perguntou-lhe o que estava errado, e ela disse:

"Eu sou feia e ninguém vai casar comigo, isto significa que estou condenada a passar o resto da minha vida na miséria, uma vez que por aqui é considerado indesejável não ser casada."

O Sufi disse:

"Você prefere ser bonita ou realmente útil neste mundo e capaz de servir as outras pessoas?"

"Eu preferiria ser bonita", ela disse, "porque se eu fosse, não seria difícil fazer o bem. Como são, os outros que fazem mal para mim."

O Sufi acenou com a mão, e com o seu conhecimento dos reinos superiores, a mulher foi transformada em uma mulher de beleza arrebatadora.

Os dois seguiram o seu caminho.

O próximo homem que conheci era um estudioso, vestido com roupas suntuosas.

Após a mesma conversa, o Sufi perguntou-lhe:

"Existe alguma coisa que você precisa? Parece que não,  pois tem sido abençoado com tanto. Você tem gado, casas, o respeito de seus alunos ..."

O estudioso disse:

"Nenhum deles é digno de qualquer consideração. O que eu realmente preciso é que eu deveria ser considerado como o maior estudioso do mundo ".

"Mas", disse o Sufi, "você não desejaria sim ser conhecido como o homem mais útil no mundo?"

"Eu não penso assim", disse o estudioso, "pois ninguém pode decidir se alguém realmente é útil: eles só podem acreditar."

O Sufi acenou com a mão, e, num instante, o acadêmico foi transformado no mais famoso e distinto sábio do mundo.

Após mesmos meses de viagem, o Sufi mudou seu manto e aparência e também do discípulo, para que eles parecessem completamente diferente. Agora ele disse:

'Vamos refazer nossos passos e ver como o nosso conselho e ações tiveram efeito."

No devido tempo, eles se depararam com o homem com as cabras, e descobriu que ele havia se tornado um tirano, a quem todos temiam. "As Pessoas", disse o Sufi, "imagine que elas precisam de afluência para serem boas, considerando que pode torná-las pior, pois pode dar-lhes oportunidades que não tinham antes."

Então eles viram a mulher, que agora estava casada, mas passava o tempo todo apreciando si mesma. "Se ela tivesse dito para ser melhor antes de se tornar bonita, ela não teria tomado qualquer aviso prévio", disse o Sufi.

Finalmente eles chegaram à casa do professor, que estava tão cercado por admiradores que tinha dificuldade em conseguir uma audiência.

"Diga-me", disse o Sufi, "você atingiu essa importância por si mesmo, ou foi talvez através do milagre de um desses homens sábios?"

'Homem sábio?' disse o estudioso; 'não existe tal coisa. Milagreiros, de fato! Saia!

Agora, o Sufi acenou com a mão novamente, e todos voltaram a ser o que eram antes.

"O conselho que as pessoas precisam para que possam melhorar e fazer uso da cura e do bom conselho e da boa fortuna", disse a seu aluno, "já está disponível para eles e tem sido repetido por séculos.

''Quando eles começam em grande número a prestar atenção a isso, em seguida, os Sufis são capazes de dar-lhes um sentido mais adicional. Até então, só os poucos que querem aprender e não aqueles que querem ganhar que serão da responsabilidade do sábio. E são essas pessoas que obtêm os dons que os sufis podem dar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário