domingo, 8 de maio de 2016

CONTO DERVIXE ACERCA DA UNIDADE DO SER (WAHDAT AL WUJUD)

"Quando o incolor se tornou cativo da cor...
Moisés entrou em guerra com Jesus." 

- Mevlana Rumi

Era uma vez um dervixe errante  que foi a um bosque cujo dono era um homem idoso, aposentado no crepúsculo de seus anos. O homem idoso passou anos cuidando de seu jardim com muito amor e carinho, crescendo, em que todos os tipos de frutas e vegetais sumptuosos. Recentemente tendo sido agraciado com uma realização da Unidade do Ser (Wahdat al-wujud), o dervixe pensou consigo mesmo: "Eu estou com fome, e não há nenhuma culpa se eu saltar sobre a cerca deste homem e me alimentar com os frutos de seu jardim desde que tudo é Deus!"

Então, o dervixe saltou sobre a cerca do velho e sem pedir a permissão dele, começou a se alimentar com avidez para as frutas e legumes de jardim do velho.

Depois de um tempo o velho viu o que o dervixe estava fazendo e então começou a gritar com ele do outro lado da seguinte maneira: "Ei você! O que está fazendo? Por que você está comendo dos frutos do meu jardim sem minha permissão?"

 O dervixe respondeu: "este é o jardim de Deus, esses são frutos de Deus e eu sou Deus comendo Deus!" 

O velho respondeu irado: "É mesmo?"

O dervixe imperiosamente respondeu: "Sim, isso é certo!"

Então, o velho passou para o outro lado de sua casa para tirar a grande bengala pesada. Ele voltou em linha reta de volta para o dervixe e começou agora a bater nele impiedosamente! 

O dervixe gritou:"o que há de errado com você, velho? Por que você está me batendo assim?" 

O velho respondeu: "Bem, este é o jardim de Deus, esses são frutos de Deus e eu sou Deus batendo em Deus!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário