sábado, 5 de março de 2016

Ato criador de Deus é a Criação Eterna e contínua:


"A criação de acordo com o Islão não é um ato único em um determinado momento, mas um evento perpétuo e constante; e Deus suporta e sustenta toda a existência em todos os momentos por Sua vontade e Seu pensamento."

Imam Sultan Muhammad Shah Aga Khan III

O ato criativo de Deus não é como um ato humano de projetar, construir ou fazer alguma coisa. A "criação" palavra na teologia clássica significa que Deus - Realidade Incondicionada - confere-estar (wujud) sobre todas as realidades condicionadas. Em outras palavras, algo que está sendo "criado" significa que esse algo depende de Deus para sua existência a qualquer momento. Uma vez que Deus é eterno e além da mudança, segue-se necessariamente que o ato criativo de Deus também é eterno e atemporal - caso contrário, isso implicaria uma mudança real em Deus; Além disso, através de Deus somente prossegue uma ação única. Se várias ações procedem de Deus, isso implicaria várias modalidades ou aspectos na Essência de Deus - tornando-Lo composto e condicionado. Mas uma vez que Deus é absolutamente simples, Seu ato de conferir a existência - que chamamos de "criação" - é único e eterno. O Alcorão se refere ao ato criativo de Deus como a Palavra (Kalimah) e Ordem (Amr) de Deus e diz: "Nossa Ordem é uma só, como o piscar de olhos" (Alcorão 54:50). Em sua explicação do significado da criação, os Imames xiitas ismaelitas contemporâneos explicaram como Deus sustenta todos os seres criados pela Sua Ordem - o que, em termos leigos, pode ser chamado de "A Sua Vontade" ou "Seu Pensamento":

Assim, o princípio básico do Islão só pode ser definido como monorealismo e não como monoteísmo. Considere, por exemplo, a declaração de abertura de cada oração islâmica: "Allahu Akbar", o que isso significa? Não pode haver dúvida de que a segunda palavra da declaração compara o caráter de Deus a uma matriz que contém todas e dá existência ao infinito, ao espaço, ao tempo, ao universo, a todas as forças ativas e passivas imagináveis, para a vida e para a alma ... a criação de acordo com o Islão não é um ato único em um determinado momento, mas um evento perpétuo e constante; e Deus suporta e sustenta toda a existência em todos os momentos por sua vontade e seu pensamento. Fora da Sua Vontade, fora de Seu Pensamento, tudo é nada, mesmo as coisas que nos parecem absolutamente evidentes, como espaço e tempo. Deus deseja: O universo existe; e todas as manifestações são como testemunha da Divina Vontade.

- Imam Sultan Muhammad Shah Aga Khan III,
(Memórias do Aga Khan, capítulo - Islam: A religião de meus antepassados)

O Comando de Deus manifesta-se por qualidades distintas, atributos e poderes no interior do cosmos. Quando as pessoas descrevem Deus usando um nome ou atributo, Ele é realmente em referência a uma característica específica dos seres criados que revela a ordem de Deus. Por exemplo, considera-se a existência finita de seres criados, a Ordem de Deus é descrita como "criação", quando se considera as certas características no cosmos como a vida, poder ou conhecimento, o ato de Deus é descrito em conformidade. No entanto, é um comando com múltiplas manifestações. Tudo o que existe, todo ser criado, é uma manifestação limitada da Ordem de Deus.

O fato de que em relação a Ele as pessoas falam da necessidade, da Unidade, Simplicidade, Vontade, Conhecimento e Poder, e de igual modo [seus] outros atributos, é tudo porque sua Exaltada Ordem é uma luz pura, uma emanação não contaminada, uma recompensa e um generosidade ... O fato de que a necessidade, Unidade, Existência, Simplicidade, Vontade, Conhecimento, Poder e outros atributos se manifestam de forma diferente, embora, em essência, todos são um, segue necessariamente porque quem faz a descrição é um ser humano cujas descrições  estão de acordo com as coisas criadas .

- Nasir al-Din al-Tusi, (O paraíso de Submissão, tr S. J. Badakhchani, 19-20)

Se Deus é a fonte infinita e incondicionada de todas as coisas, então sua intenção criadora - se Ele cria apenas um mundo, muitos ou infinitamente muitos - pode ser entendido como um ato eterno que não envolve nenhuma mudança temporal dentro Dele ... E Sua doação atemporal de ser as criaturas não precisam ser concebidas como envolvendo um determinismo mecanicista, mas pode ser pensado como a criação de uma realidade contingente contendo causas secundárias verdadeiramente livres (criação a partir do nada, afinal, não é um tipo de causalidade como qualquer das quais somos capazes) ... conhecimento de algo criado por Deus não é algo separado de Sua Lei Eterna de criar essa coisa; Assim, ele não é modificado porque o conhecimento da maneira que estamos necessariamente modificando quando nos deparamos com coisas fora de nós mesmos.

- David Bentley Hart, (a experiência de Deus: Ser, Consciência, Benção, 136)

Nenhum comentário:

Postar um comentário