domingo, 27 de março de 2016

HADITH

A palavra hadith (pl. Ahadith), ocorre 23 vezes no Alcorão, é um substantivo formado a partir do verbo hadatha significa algo novo. No hebraico Hadash carrega o mesmo significado. Deste seguiu o uso do termo por um pedaço de notícias, conto, história ou um relatório. Os contadores de histórias também eram chamados de hadith. Os muçulmanos desde o tempo de vida do Profeta chamou o relatório em relação a seus ditos como o hadith.

O Profeta do Islão não era apenas o transmissor do Alcorão, mas ele também interpretou. A única diferença entre as expressões comuns do Profeta e suas revelações consiste no fato de que os primeiros são Divino em conteúdo por si só, estes últimos são Divino em forma também. O terreno para análise é oferecida pelo Alcorão: "E Nós revelamos-lhes a exortação (ou seja, o Alcorão), a fim de que vós  podeis explicardes aos homens o que foi revelado a eles." 

A palavra "Sunna" significa caminho, costumes, hábitos de vida e tecnicamente, ela é definida como as declarações do Profeta que não estão no Alcorão, conhecidas como ahadith, ou seus atos pessoais, ações e palavras de outros tacitamente aprovados por ele. Sunnah tem também um outro significado técnico em referência aos deveres religiosos, a conhecer o que é recomendado, embora não seja obrigatório, de acordo com a classificação dos valores da sharia. O termo hadith transmite não só os ditos do Profeta, mas também as suas ações, bem como o que ele tolerava entre os seus companheiros. Por tolerância queremos dizer a visão do Profeta de uma coisa que estava sendo feita por um companheiro e mantinha o silêncio sobre a ação ou mesmo explicitamente aprovava. As duas palavras, hadith e Sunnah, cada uma das quais podem com alguma justificativa serem traduzidas como "tradição", embora comumente usadas, diferem em seu significado. Hadith realmente significa um relatório representando um relato do que aconteceu, enquanto Sunnah significa uma prática ou costume. Em suma, a Sunnah é o que foi praticado. Desde Sunnah significa as práticas e preceitos do Profeta, e hadith diz o que foi a Sunnah, este último consagra a Sunnah.

O Alcorão diz: "E Nós revelamos-lhes a exortação (ou seja, o Alcorão), a fim de que vós pode explicardes aos homens o que foi revelado a eles". Isso significa que coube ao Profeta  transmitir corretamente e ser a fonte do conhecimento nas palavras e ações. Assim, um número de suas frases foram juntadas para explicar os versos do Alcorão. Ele desdobrou o significado e comunicou aos seus companheiros. Foi a partir de sua boca que eles aprenderam o significado dos versos do Alcorão. Os Companheiros transmitiam por palavras da boca para os seus seguidores, o tab'in, que por sua vez passou para os seus seguidores, o taba tab'in. Nesse meio tempo, a arte da escrita tornou-se comum e os compiladores, doravante, recolheram os ditos do Profeta reportados pelos Companheiros.

Foi previsto que o narrador de uma tradição também deve repetir o seu isnad ou cadeia de autoridades, como: "Eu ouvi de tal pessoa, que ouviu de tal", e assim por diante, até que a corrente chegasse ao próprio Profeta. Cada pessoa neste isnad deve ter sido bem conhecido por seu bom caráter e memória retentiva.

Muitos estudiosos de vários ângulos prepararam inúmeras coleções de hadiths, e diferentes métodos foram seguidos no arranjo do material. Dois modelos foram principalmente adotados. Na primeira categoria, o hadith atribuído a cada Companheiro foi colocado em conjunto com o seu nome, não importa o que o tema poderia ser. Essa coleção é chamada masnad, portanto, os títulos dos capítulos são Masnad de Abu Huraira, Masnad de Malik bin Anas, etc. A compilação mais famosa nesta categoria é o Masnad de Imam Ahmad bin Hanbal. Ela contém 40.000 hadiths, dos quais 10.000 ocorreram mais de uma vez. A segunda categoria de hadiths é o agrupamento em capítulos e sub-capítulos de acordo com seus temas. Por exemplo, encontramos capítulos sobre a pureza, orações, jejum, zakat, hajj, casamento, assim por diante. O trabalho mais conhecido deste tipo é o al-Muwwatta de Imam Malik, que contém 1720 hadiths. Outro compilador desta categoria é al-Musannaf de Abdul Razak al-Sanani, que foi publicado em onze volumes, contendo 11.033 hadiths. Os compiladores apresentaram cada hadith com a sua própria isnad, o que significa com uma série de autoridades, que podem ser chamados de narradores ou transmissores ou muhaddis.

As autoridades iniciais dos hadiths, que escrutinaram cada hadith, o texto e sua série, incluía em suas compilações apenas os que eles acreditavam ser genuínos, e rejeitavam aqueles que suspeitavam como fabricados. As autoridades de hadiths disseram que o texto não deve ter nenhum conflito com o Alcorão. A série (isnad) das autoridades deve ser ininterrupta e cada narrador mencionado em que deve ser conhecido por seu conhecimento, piedade e memória. No momento do início do terceiro século do Islão, a compilação de hadiths não discriminava entre hadiths autênticos e outro menor do que autêntico, de modo que os hadiths foram misturados. Muhammad bin Ismail al-Bukhari foi o primeiro a conceber a idéia de compilar os hadiths autênticos, e chamou sua coleção como Sahih.

Os primeiros livros de hadith sunita organizados de acordo com os capítulos da lei para facilitar a consulta apareceu no século IX. Os seis desses livros aceitos pelos sunitas são como abaixo: 

1. al-Sahih por Bukhari (d. 256/870), recolheu 600.000, mas selecionou 2762 hadiths.
2. al-Sahih por al-Muslim (d. 261/815), recolheu 300.000, mas selecionou 4348 hadiths.
3. al-Sunan Ibn Majah (d. 273/886), recolheu 400.000, mas selecionou 4000 hadiths.
4. al-Sunan por Abu Daud (d. 275/889), recolheu 500.000, mas selecionou 4800 hadiths.
5. al-Jami al-Sahih por Tirmizi (d. 279/892), recolheu 300.000, mas selecionou 3115 hadiths.
6. al-Sunan por Nisai (d. 303/915), recolheu 200.000, mas selecionou 4321 hadiths.
Isso significa que 2300,000 hadiths foram recolhidos por completo, mas a seleção foi feita para 23346 hadiths. Os sunitas chamam suas seis coleções acima como Sihah as-Sittah ou al-Kutub al-Sittah (seis livros).

Há quatro primeiras coleções de hadith entre os xiitas, compilados pelos três autores seguintes, conhecidos como os Três Muhammads.

1. Al-Kafi fi Ilm al-Din por Muhammad al-Kulaini (d. 328/939)
2. Man la Yahduruhu al-Faqih por Muhammad ibn Babuya (d. 381/991)
3. Tahdhib al-Ahkam por Muhammad Abu Jafar at-Tusi (d. 460/1067)
4. Al-Istibsar pelo mesmo autor.
Os xiitas chamam as quatro coleções anteriores, como al-Usul al-Arba'h ou al-Kutub al-Arba'h (os quatro livros)
Além disso, há três outros livros pertencentes a tempos mais modernos e são altamente considerados neste campo. Seus autores também foram nomeados como Três Muhammads contemporâneos: -
1. Al-Wafi por Muhammad bin Murtada, conhecido como Mulla Muhsin-i Fayd (d. 1091/1680)
2. Wasa'il ash-Shi'a por Muhammad bin Hasan, conhecido como al-Hurr al-Amili (d. 1104/1692)
3. Bihar al-Anwar por Muhammad Bakir Majlisi (d. 1110/1699)

Ainda mais moderna é a coleção Mustadrak al-Wasa'il (A retificação de al-Wasa'il) por Hussain an-Nuri at-Tabarsi (d. 1320/1902).

Hadith Aman Al Ummah

A palavra aman al-Ummah significa a segurança da ummah.  É relatado que o Profeta disse: "Assim como as estrelas são um meio de fixação (Aman) aos povos da terra contra o afogamento, a minha Ahl al-Bayt é um meio de garantir a minha ummah da divisão" (Mustadrak, 3: 149 etc). Neste contexto, de acordo com ar-Risala fi l-Imama (comp. 408/1017) por Abul Fawaris Ahmad ibn Yaqub, Imam al-Muizz disse em um discurso que fez no dia da quebra do jejum no Cairo que, "Ó povo, Deus escolheu um Mensageiro e Imames. Ele fez-lhes superiores e os favoreceram. Ele aceitou-os como guias para suas criaturas. Ele enviou a Sua revelação sobre eles, e os fez falar com Sua sabedoria. Eles são como estrelas incandescentes..."

Hadith Al-Haqq

O famoso hadith, "Ali está sempre com a verdade, e a verdade está sempre com ele." Esta tradição foi transmitida através de quinze canais. Sob o comentário de al-Bismillah, Fakhruddin Razi cita o Profeta como dizendo em Tafsir-i Kabir que, "E a verdade se transforma com ele (Ali) sempre para onde quer que ele se volte." (wa dara al-haqq ma'ahu haithu dar)

Hadith Al-Kudsi

Hadith al-Kudsi significa a tradição sagrada. É também chamada de Hadith Ilahi ou Hadith Rabbani (tradição divina). É uma classe de tradições que são palavras ditas por Deus, distinta do Hadith Nabawi (tradição profética), que são as palavras do Profeta. Hadith al-Kudsi é um relatório ou ditos transmitidos pelo Profeta, que Deus fala na primeira pessoa. Estes relatórios não fazem parte do Alcorão. Também não necessariamente vem através do Arcanjo Gabriel, mas pode ter vindo através da inspiração (ilham) ou em sonho (ru'ya). O Hadith al-Kudsi não formam um grupo separado nos livros de tradição, mas algumas coleções foram compilados a partir de outras. A maior coleção,  al-Ithafat al-sanniya fi.

Hadith Al-Safina

"Malik bin Anas relatou que o Profeta, disse:“Por certo que o exemplo da gente de minha casa é como o da Arca de Noé; todo aquele que embarcar nela se salvará e todo aquele que a abandone se afogará”. A palavra Safina significa arca, e, portanto, esta tradição ficou conhecida como o Hadith al-Safina. Esta tradição é narrada por oito companheiros do Profeta, e oito pessoas dos discípulos dos companheiros, e por sessenta estudiosos e mais de noventa autores.

Esta tradição foi narrada por Hakim Nishaburi em al-Mustadrak (2: 343), Khatib em Tarikh Bagdad (21: 91) e de outros grandes memorizadores de tradições (al-Ghadir 2: 300-1). Imam Shafi disse que, "Quando eu vi diferentes escolas de pensamentos orientando as pessoas na direção do mar da ignorância e do desvio, eu embarquei na arca da salvação em nome de Deus. Esta arca é, na verdade, cristalizada na Ahl al-Bayt do Selo dos Profetas."

O Profeta disse: "Nós servimos como a arca da salvação, quem embarca com pressa nesta arca vai alcançar a salvação e quem se desvia irá ser lançado na perdição, quem quer que Deus lhe conceda algo deve recorrer à Ahl al-Bayt... " Esta tradição foi narrada por Shaykh al-Islam Hamu'i no primeiro capítulo de Fara'id al-Samtayn e Khatib Khwarazmi em Manaqib (p. 252). Suyuti em sua Dhur-e-Manthur cita Ibn Shaiba que Ali bin Abu Talib disse: "nossa semelhança a esta ummah muçulmana é a da Arca de Noé e o portão das remissões."

Hadith Al-Saqlain

A palavra saqlain significa coisa pesada ou pesado. Em sua palavra, o Profeta chamou o Alcorão e Ahl al-Bayt como as coisas de peso, portanto, esta tradição se tornou conhecida como Hadith al-Saqlain. Esta tradição foi falada em quatro grandes ocasiões, como no Arfat (Tirmizi, 5: 328), em Ghadir Khum (Nisai, 96:79), na Mesquita do Profeta em Medina (Ibn Atiyyah, 01:34) e na câmara do Profeta durante sua última doença (Ibn Hajar, p. 89). Esta tradição no entanto se tornou mais famosa em Ghadir Khum. Além disso, esta tradição tem sido transmitida através de mais de uma centena de canais por mais de 35 Companheiros do Profeta.

Zaid bin Arqam relatou: Quando o Profeta estava voltando da Peregrinação de despedida do vale, ele parou em Ghadir al-Khum e disse: "Estou prestes a ser convocado (por Deus) e eu vou responder (ao Seu chamado) Eu estou deixando-lhes duas coisas de peso: uma delas é maior do que a outra, o livro de Deus e minha Ahl al-Bayt. Cuidado como você a tratará depois de mim, porque elas não se apartarão uma da outra até que você se junte a mim na fonte (Kawthar)." (Vide, Mustadrak, 3: 109, al-Muslim, 15: 180, Masnad, 4: 367, etc.)

Hadith Al-Ta'ir

A palavra ta'ir significa um pássaro ou uma coisa que voa. Hakim em Mustadrak (3: 130), Abu Nu'aym em Hilyah (6: 339), etc. relatou que uma vez quando o Profeta sentou-se para comer uma ave que havia sido preparada para o seu jantar, ele orou a Deus: "Meu Senhor, traga o mais amado de suas criaturas, que ele possa comer esta ave comigo." Enquanto isso, Ali bin Abu Talib veio e o Profeta comeu com ele. Assim, esta tradição se tornou conhecida como Hadith al-Ta'ir.

Hadith Al-Yaum Al-Dar

A palavra Yaum al-Dar  significa "o dia da casa". No quarto ano da missão do Profeta, Deus ordenou-o a proclamar abertamente sua chamada. O Alcorão diz: "E admoesta a tua tribo de parentes próximos". Assim, o Profeta convidou os chefes dos Banu Hashim a um banquete. No final, o Profeta se levantou e disse: "eu trouxe para vocês o melhor deste mundo e do próximo. Deus me mandou convidá-los a Ele. Qual de vocês vai me ajudar a estabelecer essa religião, para ser meu irmão e meu sucessor? " O feitiço do silêncio que prevaleceu sobre a audiência foi quebrado pela coragem impaciente de Ali bin Abu Talib, que respondeu com entusiasmo e disse: "Ó Profeta de Deus! Eu sou o mais jovem de todos aqui, mas eu imploro, me ofereço para ficar do seu lado e para compartilhar todos os seus fardos e ganhar o grande privilégio de ser seu vice-regente ". O Profeta fez Ali se sentar. Mais uma vez ele colocou a questão à assembléia. Todos permaneceram em silêncio, mas Ali levantou-se pela segunda vez para repetir a sua fidelidade, e foi novamente ordenado a se sentar. O Profeta repetiu a mesma pergunta pela terceira vez, mas não obteve resposta. Ali novamente se levantou e repetiu a sua fidelidade. O Profeta disse: "Você é meu irmão, minha garantia e vice-regente," vide Tabari (2:63), Tabaqat (1: 171), Masnad (1: 119), Ibn Athir (02:22), Abul Fida (1 : 116), etc.

Hadith Al Manzila

A palavra manzila significa grau. O Profeta deu marchas operações militares para Tabuk durante o mês de Rajab do 9º ano após a Hijra. Ele partiu de Medina dirigindo um exército de 25.000 soldados aos limites do Jordão. Ele deixou Ali bin Abu Talib para tomar seu lugar em Medina. Ali disse ao Profeta: "Você me deixar com as crianças e as mulheres?" O Profeta disse: "Você não está satisfeito em ser para mim como Aarão era a Moisés, exceto que não haverá profeta depois de mim?" (Bukhari, 6: 3, Ibn Majah, 01:45, Tirmizi, 5: 302, Masnad, 1: 131, Mustadrak, 3: 133, Ibn Hisham, 2: 172, etc.)

O Profeta pronunciou a analogia entre Ali e Aarão em muitas ocasiões também. Por exemplo, Umm Salim, a esposa de Abu Ayub Ansari relatou que o Profeta lhe disse: "Umm Salim, a carne de Ali é da minha carne e seu sangue é do meu sangue, e ele é para mim como Aarão a Moisés." (Vide, Kanzul Ummal, 05:32 por al-Muffaqi al-Hindi, etc.)
Ela indica que o hadith acima da analogia dá Ali todos os escritórios de Aarão exceto a profecia. Aarão era o irmão de Moisés e seu ministro. Está no Alcorão que Moisés orou a Deus, dizendo: "E concede-me um vizir dentre os meus,  Meu irmão Aarão,Que poderá me fortalecer."

É interessante notar que o Profeta tinha nomeado deputados temporários durante as seguintes campanhas: 

Abu Lubabah foi nomeado em Medina quando saiu para a batalha de Badr.
Ibn Arfatah quando o Profeta deixou para Dumat al-Jandal.
Ibn Om Maktum durante as operações contra o Banu Quraidah e Banu Lihyan.
Abu Tharr durante as operações contra o Banu al-Mustalaq.
Numeila durante o tempo da batalha de Khaibar.
Ibn al-Adbat durante Omrat al-Qada.
Abu Rahman durante a conquista de Meca.
Abu Dujana durante a peregrinação de despedida.

O Profeta nunca disse a qualquer um desses deputados temporárias o que ele tinha falado à Ali bin Abu Talib: "Tu és para mim como Aarão é para Moisés."

Os escritores sunitas acreditam que o Profeta nomeou Ali como seu vice sobre Medina apenas durante a expedição do Profeta para Tabuk, mas não há nenhuma evidência de que Ali foi deposto no retorno do Profeta. Além disso, se a declaração do Profeta apenas significou o tempo de sua ausência em Medina, então não havia nenhuma razão para que ele adiciona-se, "exceto que não haverá profeta depois de mim." Esta adição indica claramente que o Profeta quis dizer sua nomeação permanente sobre os muçulmanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário