segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Meditação, Êxtase, Estados, Estações e Ascensão

Os vários estágios do caminho místico são conhecidos como maqamat, ou as "estações", que podem ser alcançadas por qualquer Sufi por meio da oração, jejum, meditação e do hal ou "estado místico", que pode ser concedido ao Sufi pela graça de Deus, mas não é atingível pelos próprios esforços do místico. Um Sufi pode ser abençoado por uma experiência que revela a sua alma a realidade de todo o universo, a partir da camada mais inferior da terra até o céu mais elevado. Esta experiência é chamada Mi'raj ou a "ascensão". Neste, um sufi é geralmente acompanhado pelo espírito de seu Shaykh, e entra em contato com os espíritos dos outros Shaykhs e Profetas. Várias estações são também reveladas a ele com diferentes cores e luzes.

Extinção (Fana) e de subsistência (Baqa):

Uma das fases importantes da experiência mística que é atingida pela graça de Deus por um viajante no caminho místico é o estado de fana fi Allah, "extinção do ego em Deus", que é a transição para o estado de Baqa billah ou a "vida eterna em união com Deus." ao sair de si mesmo, o indivíduo não cessa de existir, mas é autorizado a desfrutar da experiência mística suprema em união com Deus. Ele está totalmente absorvido pelo amor de Deus, que lhe dá uma consciência eterna da presença toda-penetrante de Deus.
Esta doutrina é explicada em uma autêntica tradição do Profeta (sas) que afirma que Deus disse:

"Nada é mais agradável para Mim como um meio para meu escravo chegar até Mim do que o culto que fiz prescrito a ele. E meu escravo não cessa de se aproximar de Mim com devoções adicionais de seu livre arbítrio, até que eu o amo. E quando eu o amo, sou os ouvidos com o qual ele ouve, e a visão com a qual ele vê, e com a mão a qual ele golpeia, e os pés sobre os quais ele caminha."

A maioria dos sufis que passaram por esta experiência têm preferido viver eternamente na maior profundidade do silêncio que transcende todas as formas e sons. No entanto, alguns outros têm produzido obras de glória insuperável, especialmente nos campos da literatura e música, que coroou a cultura de todo o mundo islâmico. Suas obras têm inspirado Sufis e não-Sufis por gerações. 

Como o grande poeta sufi persa, Hafiz de Shiraz, que é carinhosamente lembrado como a "língua do invisível", disse séculos atrás para todos os tempos: 

"Aquele cujo coração está vivo com amor, nunca morre."

Nenhum comentário:

Postar um comentário