quarta-feira, 28 de setembro de 2016

O HOMEM LIVRE

Há séculos atrás, haviam dois homens de Cabul que enfrentavam tempos muito difíceis. Eles perderam tudo o que possuíam e sofreram grandes perdas e enfrentavam agora a pobreza. Tão grande eram os seus infortúnios que, por mais que tentassem, eles não poderiam melhorar a sua posição. Sempre alguma coisa acontecia com eles para levá-los a um revés. Grandes foram a fome física e angústia mental que eles sofreriam. Dor e tristeza estava com eles como uma nuvem pesada. Um dia, um homem disse para o outro: 

"Nós sofremos muito e trabalhamos duro, mas parece não haver esperança de melhorar a nossa sorte. Vamos deixar este país e procurar a nossa sorte em outro lugar. Certamente que seria uma medida acertada. Um bondoso sultão chamado Mahmud  agora reina e ele é bem conhecido por sua generosidade, vamos a Ghazna e tentar vê-lo. Então, pelo menos teremos alguma esperança de que nossas miseráveis circunstâncias possam ser mudadas."

Então eles partiram para Ghazna e na estrada conheceram a um homem que se juntou a sua companhia e caminhou com eles. Ele era um homem muito piedoso e ele parecia feliz e contente; na verdade, era como se ele caminhasse sobre a terra como um dos bem-aventurados.

"Diga-me, meus irmãos", ele perguntou aos dois homens, "Aonde vocês estão indo? E qual é o motivo da sua viagem?"

"Temos sofrido tanto, nossa infelicidade está tão prolongada que passamos por muitas dificuldades", os dois homens responderam:

"Em Cabul temos trabalhado duro e por um longo período e ainda não conseguimos melhorar a nossa situação, e tendo ouvido falar da grande generosidade do sultão Mahmud e sua preocupação com os pobres e necessitados, decidimos ir até ele na esperança de que ele olhará com bondade para nós e nos ajude a voltar para a estrada da prosperidade."

Os dois homens de Cabul, em seguida, perguntaram ao estranho, para onde ele ia e qual era o objetivo de sua viagem.

"Eu também não tenho nada que eu possa chamar de meu no meu país e meus negócios também estão indo mal", ele respondeu:

 "Eu vou em busca de alguns meios legais de apoio, mas eu não espero nada do sultão Mahmud ou alguém como ele. Sultão Mahmud e gente do tipo são assediados por cem mil homens todos esperando que ele em sua infinita graça e generosidade vá doar algum presente ou favor a eles. Vou procurar outro lugar para uma solução para as minhas dificuldades."

Os três homens continuaram sua jornada em companhia e quando finalmente chegaram a Ghazna eles se alojaram juntos em um edifício em ruínas.

Uma noite, os três homens estavam sentados juntos na ruína conversando sobre isso e aquilo, e aconteceu que, neste momento sultão Mahmud tinha deixado seu palácio com dois amigos próximos para dar um passeio ao luar. Quando se aproximaram da ruína o sultão foi atraído pelo som de vozes; ele seguiu em frente, descobriu os três viajantes e perguntou-lhes quem eles eram.

Os dois homens de Cabul responderam: 

"Temos sido esmagados na pressão da pobreza e desgraça e estamos agora angustiados e impotentes. Deixamos o nosso próprio país a procura de algum aperfeiçoamento da nossa sorte em outro lugar. O destino levou-nos para cá e esperamos que de alguma forma, em algum lugar, a nuvem de miséria que nos envolve vá embora."

"E quais são seus desejos?", Perguntou o sultão.

"Mesmo que nós disséssemos quais são os nossos desejos sabemos que nunca seriam concedidos", disse os dois homens de Cabul. "Se dissermos seremos atendidos?"

E o sultão disse: "É dever dos homens ajudar uns aos outros. Portanto, diga-me seus desejos que eu, pelo menos, posso saber como você poderia ser ajudado."

O primeiro homem respondeu:

 "Eu era uma vez próspero e tinha uma grande riqueza. Este mundo, com as suas chances e alterações, deixou de ser sorte para mim, e a vergonha da minha pobreza e desgraça da minha família me levaram a deixar o meu país. Agora, se eu tivesse dez mil dinares eu poderia considerar a soma do capital novo e poderia, então, levantar a cabeça novamente e voltar para o meu país."

O segundo homem respondeu: 

"Eu tinha uma esposa obediente e amorosa. A beleza de suas feições superava a rosa na beleza; o brilho de seu rosto fez a lua parecer diminuir em seu esplendor. Eu a amava muito e não podia suportar se separar dela. Mas ela morreu e eu estava tão consumido pela dor que eu me senti perdido e indefeso. Se sua majestade o sultão me apresentasse a uma mulher de seu harém, de modo que minha vida possa uma vez mais ser iluminada pelo sol da sua presença, eu ficaria feliz em voltar ao meu país."

O terceiro homem permanecendo em silêncio, o sultão se virou para ele e disse: "E você não tem nenhum desejo" E o terceiro homem respondeu:

"Eu coloco toda minha confiança em Deus. Eu não preciso nem de uma esposa e nem ouro. Eu volto minha face para a Misericórdia de Deus por quem todos os favores são concedidos. Todos os nossos desejos são conhecidos por Deus e Deus sabe o que merecemos. Eu me coloco em Suas mãos; Ele concederá tudo o que é certo para mim. Tudo que eu peço é isto: se você aprecia o favor de Deus e se Ele conceder-lhe os seus desejos, por favor, orem a Ele por amor de mim que eu nunca possa seguir uma linha de pensamento ou ação que é contra a Sua vontade."

O sultão não disse mais nada e, sem deixá-los que eles o reconhecessem, levantou-se e partiu. Na manhã seguinte, ele ordenou que os três estranhos que ele havia conhecido na ruína fossem levados à sua presença.

Quando os homens viram o sultão e perceberam que ele era o homem com quem tinha falado na noite anterior, eles pensaram a princípio que ele ia ficar zangado com eles. Mas o sultão pediu a cada um dar um passo adiante, por sua vez e deixou a livre escolha, e os dois homens de Cabul repetiram o que haviam dito antes. 

Quando foi a vez do terceiro homem  avançar e falar, ele disse:

"Implorar deixa um gosto amargo na boca. Doce é a generosidade do nobre de espírito. Ó mais gentil dos governantes, possa o tesouro de seus desejos permanecerem cheios de ouro, prata e jóias de prosperidade desde que o armazém de Deus seja cheio de bênçãos. Embora muitos se alegram em sua generosidade e você mesmo conheça o doce sabor das boas ações, aqueles que têm encontrado a sua paz com Deus são tão contentes que eles não têm nenhum desejo de tomar qualquer coisa de outro homem. O contentamento não é adoçado pela generosidade dos outros e as delícias da independência são muito superiores a qualquer prazer que possa haver no recebimento de presentes dos outros. Eu submeto minhas esperanças e anseios somente a Deus; Ele vai conceder o que é certo e bom para mim. Eu não tenho nenhuma necessidade de pedir nada a um outro homem."

Agora, o sultão, que não estava acostumado a atender essa independência, tentou persuadir o homem a pedir algum presente ou favor, mas o homem não podia ser abalado a partir de seus princípios declarados. O sultão, em seguida, deu ordens para que o homem que queria uma esposa fosse dado uma das próprias donzelas do sultão, enquanto o homem que queria dinheiro fosse presenteado com duas bolsas de ouro. Ele então ordenou que os três homens deveriam retornar aos seus país. Os três homens foram postos adequadamente de volta a estrada para Cabul.

Quando os companheiros haviam caminhado cerca de sete milhas, o homem que tinha sido dado o ouro começou a se sentir cansado do peso dele, então ele entregou a seu amigo de mãos vazias pedindo-lhe para levá-lo até que ele se recuperasse descansando um pouco.

Depois que os três homens haviam deixado a presença do sultão, o governante voltou-se para os seus cortesões e disse:

 "Aquele homem independente tem me deixado com muita pena. Embora eu tentei convencê-lo a aceitar um presente de algum tipo, ele não levaria nada e quando ele me deixou eu me senti como se eu estivesse na posição de um homem pobre."

Agora, um dos cortesões era um homem muito ganancioso, e os homens gananciosos são os inimigos naturais da satisfação. "Os sultões e reis deste mundo" - disse o cortesão ganancioso - "são tesoureiros de Deus. Homens que não irão voltar para seus governantes para obter ajuda ou desprezam seus favores são culpados do pecado do orgulho e agem contrariamente à vontade de Deus. Tais homens merecem morrer e devem ser punidos."

Esta declaração animou bastante o sultão e ele imediatamente ordenou a um dos seus oficiais para acelerar ao longo da estrada que os três homens tinham tomado e não molestando o homem com o ouro e o homem com a garota, mas se aproveitarem do homem que estava de mãos vazias, matá-lo e trazer de volta a cabeça para o sultão.

No entanto aconteceu que quando o assassino alcançou os homens na árvore, o homem independente transportava o ouro em suas costas e o proprietário do ouro estava de mãos vazias. O camareiro agiu rapidamente e sem desperdiçar palavras. Ele cortou a cabeça do dono do ouro e a levou ao sultão.

Quando o sultão viu a cabeça, exclamou: "companheiro irrefletido, você fez um erro!" E imediatamente o expulsou e chamou outro assassino ordenando-lhe cortar a cabeça do homem que não carregava nada. Mas aconteceu que o dono da menina tinha confiado a ela ao homem independente e tinha ficado um pouco atrás. Quando o mensageiro veio até ele percebeu o proprietário da menina seguinte de mãos vazias no rastro do homem independente e imediatamente cortou-lhe a cabeça. Ele correu de volta ao palácio e apresentou a cabeça a seu mestre, mas mais uma vez o sultão gritou de espanto: "Este homem também foi morto por engano."

O sultão foi colocado em grande agitação, mas quando ele tinha tido tempo para pensar, ele ficou calmo e viu que a graça de Deus havia de fato abrigado o homem independente do dano. Ele então chamou outro atendente e ordenou-lhe para seguir o mesmo caminho e trazer à sua presença o homem que estava andando tanto com o ouro e a menina.

Quando isso foi feito e o homem independente foi mais uma vez pego e levado diante do sultão, o governante disse: "E o que aconteceu com seus companheiros?"
"Que o sultão prospere e viva para sempre!", Respondeu o homem independente:

 "Ele que presenteou os meus companheiros com o ouro e a donzela tem em troca tomado suas vidas. Qualquer homem que coloca posses antes de seu Criador vira o rosto longe da felicidade real e não vai arrancar uma única flor do jardim de seus desejos. Quem se afasta de Deus não encontrará a felicidade onde quer que vá ."

Mais uma vez ele não queria aceitar qualquer presente do sultão, mas ele pediu que as famílias dos dois homens assassinados recebessem uma grande soma de dinheiro e, em seguida, ele deixou sultão Mahmud.


A atitude do homem independente impressionou muito o sultão e fez perceber que este homem tinha de fato provado as doçura do Amor e da Sabedoria Divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário