sexta-feira, 26 de agosto de 2016

A CERIMÔNIA DERVIXE, SEMA SEB-I ARUS, O DIA DO CASAMENTO

Sema é parte da inspiração de Mevlana Celaleddin-i Rumi, bem como de costume turco, história, crenças e cultura. É o que fazemos como uma forma de lembrança de Deus.

Do ponto de vista científico, testemunhamos que a ciência contemporânea definitivamente confirma que a condição fundamental da nossa existência é girar. Não há nenhum objeto, nenhum ser que não gira e à semelhança compartilhada entre os seres é a revolução dos elétrons, prótons e nêutrons nos átomos, que constituem a estrutura de cada um deles. Como consequência dessa semelhança, tudo gira e o homem exerce a sua a vida, sua própria existência por meio da revolução nos átomos, pedras estruturais do seu corpo, pela revolução de seu sangue, com a sua vinda da terra e retorno por sua volta com a própria terra.
No entanto, todos estas são naturais, revoluções inconscientes. Mas o homem é o possuidor de uma mente e inteligência que o distingue e o faz superior a outros seres. Assim, o "dervixe" ou Semazen faz com que a mente participe da similaridade e revolução que todos os outros seres compartilham... Caso contrário, a cerimônia Sema representa uma jornada mística de ascensão espiritual do homem através da mente e do amor "Perfeito". Voltando-se para a verdade, o seu crescimento através do amor, desertar de seu ego, encontrar a verdade e chegar à "perfeição", então ele volta por meio desta jornada espiritual como um homem que atingiu a maturidade e uma maior perfeição, de modo que passa a amar e estar a serviço de toda a criação, todas as criaturas, sem discriminação de credo, raças, classes, sexo e nações.
Abaixo, você pode ver um pequeno trecho de uma cerimônia Sema.

 Parte I: O Dervixe com seu Tarbush (gorro, lápide de seu ego), sua saia branca (mortalha de seu ego) é a remoção de seu manto negro espiritualmente nascido para a verdade, ele viaja e avança. No início e cada parada do Sema, segurando seus braços em forma de "x" que representa o número 1 e assim testemunham a Unidade de Deus. Enquanto giram com os braços abertos, a mão vai a direita para os céus prontas para receber as bênçãos de Deus enquanto a mão esquerda se volta para a terra, ela gira da direita para a esquerda em torno do coração. Esta é a sua maneira de transmitir o dom espiritual de Deus para as pessoas a quem ele olha com a sua Própria Visão. Girando em torno do coração, da direita para a esquerda, ele abraça toda a humanidade, toda a criação com amor e carinho...Ele começa com um Louvor dirigido ao Profeta Muhammad, que representa o amor, e todos os Profetas anteriores a ele. Por elogiá-los estão louvando a Deus, que criou todos eles.

Parte II é uma voz de percussão, simbolizando a ordem de Deus para a criação, de acordo com o versículo Corânico que diz, "Kun fa ya kun", "seja, então é", "Kun", em árabe significa "Seja".


Parte III é uma improvisação instrumental ou "Taksim" com uma flauta de cana/junco. Essa flauta era conhecida muito antes de Rumi, Krishna dos hindus a tocava.O poeta Khusrau de Delhi, contemporâneo de Rumi (cujo pai também se originava da Ásia Central e pertenceu a tribo Turca "Lachin"), expressou  as seguintes linhas: 

"Eu choro e lamento como a Ney, pois meus ossos tornaram-se vazios e secos como a Ney." 

Rumi usa a Ney de uma maneira inteiramente metafórica representando a primeira respiração que dá vida a tudo. O sopro Divino.



Parte IV é o "dervixes" saudações são as saudações dos dervixes que é repetida três vezes em caminho circular "Devr-I-Veled", com o acompanhamento de uma música chamada "peshrev". Ela simboliza a saudação da alma para alma oculta por formas e corpos.



Parte V é o Sema (girando). Consiste em quatro saudações ou "Selam". No final de cada um como no início, o dervishe testemunha por sua aparência à unidade de Deus.
A primeira saudação é o nascimento do homem à verdade pelo sentimento e mente. Sua concepção completa da existência de Deus como Criador e seu estado de criatura.
A segunda saudação expressa o êxtase do homem testemunhar o esplendor da criação, diante da  grandeza e onipotência de Deus.


A terceira saudação é a transformação do êxtase em amor e, assim, o sacrifício de espírito do amor. É uma completa submissão, é aniquilação do ego com a pessoa amada, é a Unidade. Este estado de êxtase é o mais alto grau no budismo, definido como "Nirvana" e no Islão "Fenafillah." No entanto, o mais alto posto no Islão é a classificação do Profeta, ele é chamado de servo de Deus em primeiro lugar e seu mensageiro depois. O objetivo do Sema não é êxtase ininterrupto e perda do pensamento consciente. Ao término desta saudação, ele prova novamente por sua aparência, braços em forma de "x" significando a Unidade de Deus, consciente e ininterrupta e perda de pensamento consciente. Ao término deste saudação, ele aprova novamente por sua aparência, braços em cruz da Unidade de Deus, consciente e sensivelmente.



A saudação diante: Assim como o Profeta sobe até o "trono" e, em seguida, retorna a sua tarefa na terra, o dervixe atingindo o estado de "Fenafillah", retornar à sua tarefa na criação ao seu estado de subserviência seguinte ao término de sua jornada espiritual e sua ascensão. Ele é um servo de Deus, de seus livros, de seus profetas e de toda a sua criação.

A parte VI do Sema termina com uma leitura do Alcorão e, especialmente, do verso da sura Bakara 2, versículo 115:

"Tanto o levante como o poente pertencem a Deus e, aonde quer que vos dirijais, notareis o Seus Rosto, porque Deus é Munificente, Sapientíssimo."


Parte VII é uma oração para o repouso das almas de todos os Profetas e todos os fiéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário