quarta-feira, 6 de abril de 2016

O SUFI E O AMOR

Todos os seres humanos durante suas vidas experimentam o amor e a amizade, até certo ponto. O amor humano pode ser classificado em três categorias básicas de acordo com a sua intensidade, qualidade e limitações.

A primeira forma de amor é a amizade com base em convenções sociais em que duas pessoas se comportam de acordo com o princípio: "Eu por mim mesmo, você por si mesmo, nós nos amamos, mas não temos expectativas para cada um de nós." Esta forma de amor é o de pessoas comuns, cujas relações amorosas tendem a ser desta natureza.

A segunda forma de amor é baseada em uma base mais sólida, e aqueles que vivem juntos geralmente experimentam esse tipo de amor: "Eu sou para você, você é para mim, nós amamos uns aos outros, temos expectativas mútuas de um para outro." Esta forma de amor inclui o amor profundo, bem como o amor encontrado na maioria das famílias, envolvendo a doação emocional e assume uma posição mais ou menos igual.

A terceiro forma de amor transcende todas as convenções com base em expectativas mútuas, que foi fundada no seguinte princípio: "Eu sou para você, você é para quem quer que você escolha, eu aceito o que quiser sem qualquer expectativa que seja."

A devoção do sufi para Deus e para o mestre do Caminho exemplifica esta última forma de amor. Este terceiro tipo de amor não se baseia em quaisquer restrições ou condições; o sufi que possui este tipo de amor diz com satisfação e submissão a Deus: "Estou satisfeito com o que quiser, sem nenhuma expectativa, e amar-te sem pensar na recompensa."

O amor do sufi a Deus não envolve nenhuma expectativa de recompensa ou medo da punição, pois o sufi não possui desejos ou demandas. O sufi abraça e ama a ira de Deus, tanto quanto a Sua graça.
Apenas alguns sufis conseguiram se aniquilar no Amado através do caminho por intermédio do amor e da amizade. É sobre estes sufis que Rumi disse:

Tudo é o Amado,
E o amante, mas um véu;
O amado é vivo,
 Enquanto o amante está morto.

Assim, vemos que a forma mais elevada de amor humano é o "amor sufi". Infelizmente, é uma bola de pólo que apenas o mais ilustre e aperfeiçoado dos seres humanos são dignos de colocar em jogo.

Dr. Javad Nurbaksh

Nenhum comentário:

Postar um comentário