segunda-feira, 11 de abril de 2016

A CONCEPÇÃO DE GNOSE NO XIISMO


Gnose - Árabe: ma'rifah, persa: shinākht, sânscrito: Jñana, hebraico: Hokmah

Gnose é  "o conhecimento supremo'', que "unifica e santifica" o ser humano. (Seyyed Hossein Nasr, Conhecimento e Sagrado, 41)

Gnose não é adquirida pela aprendizagem discursiva, mas é inata à alma humana e do intelecto. Gnose é "a base do intelecto ( 'Aql)" e é "inabalável no homem". Gnose não é meramente algo discursivo ou racional (Fikri) sabendo, mas sim, é consciência direta ou reconhecimento. 

(Sayyidna Nasir-i Khusraw, Jami 'al-Hikmatayn, Capítulo 22)

O nível mais alto da gnose é a gnose da Realidade Suprema (Deus, Allah, Tao, Brahman, Ayn Soph, Nirvana, etc.) que é chamado de Tawhid no Islão:

"A gnose (ma'rifah) de Deus, glorificado seja, é a mais elevada das verdades conhecíveis."

- Imam Ali Ibn Abi Talib,
(A Escala de Sabedoria, ed. Rayshahri, 707)

Tawhid é tanto a raiz e a meta de toda a gnose. É a raiz porque Tawhid é expressa por  todas as formas de gnose e é a meta, porque Tawhid é realizado somente após alguém ter atingido através dos limites (hudud) da gnose.

Os seres humanos têm vindo a existir para atingir a gnose de Deus, tal como expresso no Alcorão e no Hadith:

Wa mā khalaqtu illā al-Jinna wa al-insa li-ya'budūni '

"Eu não criei os gênios e os homens, senão para me adorar."

– Alcorão Sagrado 51:56

De acordo com o comentário do Imam Ali ibn Abi Talib transmitido através de Ibn Abbas, as palavras "senão para me adorar" (illā li-ya'budūni ') realmente significa "senão para que eles  possam me reconhecer" (illā li-ya 'rifūni'), que se refere à gnose (ma'rifah) de Deus.

Kuntu Kanzan makhfīyan, fa-aḥbabtu um u'rafa, fa-khalqtu al-khalaqa li-kay u'rafa

"Eu era um tesouro oculto e desejei ser conhecido, então eu criei a criação de modo que eu fosse conhecido."

man ‘arafa nafsa-hu fa-qad ‘arafa rabba-hu

"Aquele que conhece a sua alma conhece o seu Senhor".

Na verdade, a gnose do Tawhid é inato e encontra-se profundamente dentro da alma humana. O Alcorão indica que todas as almas humanas, quando estavam em sua criação inicial no mundo das partículas ( 'alam al-Dharr), foram dotadas com o reconhecimento ou a gnose de Deus:

E de quando o teu Senhor extraiu das entranhas do filhos de Adão os seus descendentes (dhuriyyatahum) e os fez testemunhar contra si próprios (anfūsihim), dizendo: Não é verdade que sou o vosso Senhor? Disseram: Sim! Testemunhamo-lo! Fizemos isto com o fim de que no Dia da Ressurreição não dissésseis: Não estávamos cientes.

- Alcorão 7: 172

A gnose é alcançada através do auto-conhecimento, e a alma humana é o espelho do Cosmos. Assim, a gnose abrange tanto a si mesmo e o Universo - o mundo, ambos o interior e o mundo exterior. Através gnose tanto o microcosmo e o macrocosmo, alcança-se a gnose da Realidade Suprema (Metacosmo).

Gnose é universal para todos os seres humanos, mas tem sido expressa através de diferentes formas decorrentes de diversas revelações proféticas, religiões e tradições espirituais. Assim se pode falar de uma gnose grega, uma gnose judaica, uma gnose cristã, uma gnose islâmica, etc. Gnose é a dimensão interior da religião e o núcleo da espiritualidade.

Em um caminho espiritual (tariqah) do islão xiita , a gnose (ma'rifah, reconhecimento) do Tawhid é alcançado através da gnose (ma'rifah, reconhecimento) do Imam.

Para muçulmanos xiitas, o Imam é divinamente ordenado sucessor espiritual / legatário (Wasi) do Profeta Muhammad, o herdeiro do conhecimento profético ( 'ilm) e autoridade (Amr), e o mais importante, o portador da gnose ( ma'rifah). O Imam é o descendente linear direto do profeta Muhammad através do seu primo e genro Imam Ali Ibn Abi Talib e de Fátima al-Zahra, a filha do Profeta.

A instituição do Imamato está presente no mundo em todas as épocas até os dias atuais. Uma linhagem ininterrupta de imames tem existido através de todos os períodos da história humana, incluindo as épocas védicas, gregas, persas, asiáticas, astecas, maias e tradições abraâmicas, salvaguardam e transmitem a gnose para os suplicantes da iluminação de tempos em tempos.

O discípulo muçulmano xiita (murid) pede a gnose (ma'rifah, reconhecimento) do Tawhid - a gnose de Deus - por meio da gnose (ma'rifah, reconhecimento) do Imam:


Imam al-Husayn gritou para os companheiros: 

"Deus - possa sua menção ser glorificada - não criou os servidores, exceto para conhecê-Lo, e o conhecendo o adore, e o adorando fique satisfeito apenas por Sua adoração, e  nunca encontre satisfação na adoração de outro que não seja Ele."

E um homem disse-lhe: "Ó Filho do Profeta, que meu pai e minha mãe sejam sacrificados por ti. O que é essa Gnose (ma'rifah) de Deus?"

O Imam disse: "A Gnose (ma'rifah) todas as pessoas têm do Imam do seu tempo ... "

(Shaykh Saduq, Ilal al-Sharā'i ', Vol. 1, 19)

"Todos devem conhecer a Deus através de mim, já que uma pessoa se torna um conhecedor ( 'Arif) através do meu conhecimento e se torna um unificador (muwaḥḥid) através do meu Tawhid. Então a realidade da ma'rifat, união (Ittihad), e a unidade (Wahdat) vem completamente a existir e a realidade do culto se torna evidente."

- Al Salam ala-dhikrihi Imam Hasan ',
(Nasir al-Din al-Tusi, contemplação e ação, 44)

2 comentários:

  1. Salaam alaikoum! Há algum tempo acompanho o seu trabalho com o blog, já vieram me questionar por algumas vezes se era eu quem estava por trás deste empreendimento virtual, al-hamdulillah por encontrar alguém com as mesmas visões e bagagem! Mabrouk!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wa Alaykum Salam! Al-humdulillah por compartilhar conosco as mesmas visões, que a paz e as bênçãos recaiam sobre ti querido irmão, que o amor pela Ahli Bait esteja sempre convosco. Ya Ali Madad!

      Excluir